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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65871

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Título: O processo de alfabetização e letramento na educação de jovens e adultos: um olhar para a pessoa idosa.
Autor(es): SANTOS, Aline Stephanie da Silva
Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos; Alfabetização e Letramento; Pessoa Idosa na EJA
Data do documento: 18-Ago-2025
Citação: Santos, Aline Stephanie da Silva, O processo de alfabetização e letramento na educação de jovens e adultos: um olhar para a pessoa idosa, 2025. Trabalho de Conclusão e Curso em Pedagogia- Universidade Federal de Pernambuco, 2025.
Abstract: Este artigo traz resultado de pesquisa sobre a alfabetização e o letramento de pessoas idosas, tendo como objetivo compreender, a partir da escuta de professores da Educação de Jovens e Adultos (EJA), como ocorre o processo de alfabetização e de letramento de idosos e os desafios inerentes a esse processo. Pesquisa qualitativa, de natureza exploratória, fez uso do questionário a professores(as) e coordenação pedagógica da rede pública de ensino que atuam na EJA na cidade de Altinho-PE; e de observações, não participante, em sala de aula, com registros no diário de campo. Na fundamentação teórica, acolheu-se as contribuições de Soares (2014) e Freire (2002; 2006) e Alencar e Melo (2023) para a discussão sobre Alfabetização e letramento; de Arroyo (2005) para a discussão sobre o atendimento das especificidades da aprendizagem para os sujeitos da EJA; Neri (2001); Souza (2004) e Nogueira (2010) sobre o envelhecimento e os desafios específicos enfrentados por idosos no processo de aprendizagem. Como resultados, destacamos avanços inter-relacionados a desafios: 1)preocupação para o atendimento das pessoas idosas em suas expectativas no retorno à escola; 2) ausência de material didático para a EJA, promovendo a produção de atividades didáticas autorais pelos(as) docentes; 3) o retorno à sala de aula ser marcado pela vergonha e a baixo autoestima, mas que o respeito dos(as) docentes os fazem enxergar, na escola e no contato com outras pessoas, a possibilidade de se reconhecerem como sujeito de direitos, de história e de saberes.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65871
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