Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65884
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | RAMALHO, Geber Lisboa | - |
dc.contributor.author | BARRETO, Natália Ribeiro | - |
dc.date.accessioned | 2025-09-12T12:36:12Z | - |
dc.date.available | 2025-09-12T12:36:12Z | - |
dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
dc.identifier.citation | BARRETO, Natália Ribeiro. Desenvolvimento de jogos digitais para crianças e adolescentes: um guia de práticas éticas para desenvolvedores. 2025. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65884 | - |
dc.description.abstract | Crianças e adolescentes são usuários ativos e altamente engajados no consumo de jogos digitais. Nos últimos anos, à medida que o volume de dados compartilhados e a exposição online desses usuários aumentam, intensificam-se os debates globais sobre violações dos direitos das crianças no ambiente virtual e a necessidade de regulamentar práticas éticas no design de jogos voltados a esse público. Observa-se uma lacuna entre os princípios éticos, as exigências legais e algumas decisões tomadas pelo mercado de jogos. Este trabalho propõe um guia de boas práticas éticas para servir como suporte de orientação aos desenvolvedores independentes de jogos. Para isso, compilamos a legislação pertinente e as recomendações da literatura sobre jogos — com ênfase em design dark patterns — elaborando uma lista de hipóteses que foi submetida a um grupo de desenvolvedores por meio de um survey para validação. Como resultado, elegemos 48 boas práticas, organizadas em 9 categorias e apontamos quais foram consideradas mais relevantes pelos desenvolvedores. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Crianças e adolescentes | pt_BR |
dc.subject | Ética | pt_BR |
dc.subject | Jogos digitais | pt_BR |
dc.subject | Legislação | pt_BR |
dc.subject | Design dark patterns | pt_BR |
dc.subject | Boas práticas | pt_BR |
dc.title | Desenvolvimento de jogos digitais para crianças e adolescentes : um guia de práticas éticas para desenvolvedores | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/7291391874493463 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9783292465422902 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Ciencia da Computacao | pt_BR |
dc.description.abstractx | Children and adolescents are active and highly engaged users of digital games. In recent years, as the volume of shared data and online exposure of these users increases, global debates have intensified regarding violations of children's rights in the virtual environment and the need to regulate ethical practices in game design targeting this audience. In practice, there is a gap between ethical principles, legal requirements, and some decisions made by the game industry. This study proposes a guide of ethical best practices to serve as a reference for independent game developers. To this end, we compiled relevant legislation and recommendations from game literature - with a focus on design dark patterns - developing a list of hypotheses that was submitted to a group of developers through a survey for validation. As result, we identified 48 best practices, organized into 9 categories, and highlighted those deemed most relevant by developers. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Ciência da Computação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Natalia Ribeiro Barreto.pdf | 25,48 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons