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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65884

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRAMALHO, Geber Lisboa-
dc.contributor.authorBARRETO, Natália Ribeiro-
dc.date.accessioned2025-09-12T12:36:12Z-
dc.date.available2025-09-12T12:36:12Z-
dc.date.issued2025-04-29-
dc.identifier.citationBARRETO, Natália Ribeiro. Desenvolvimento de jogos digitais para crianças e adolescentes: um guia de práticas éticas para desenvolvedores. 2025. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65884-
dc.description.abstractCrianças e adolescentes são usuários ativos e altamente engajados no consumo de jogos digitais. Nos últimos anos, à medida que o volume de dados compartilhados e a exposição online desses usuários aumentam, intensificam-se os debates globais sobre violações dos direitos das crianças no ambiente virtual e a necessidade de regulamentar práticas éticas no design de jogos voltados a esse público. Observa-se uma lacuna entre os princípios éticos, as exigências legais e algumas decisões tomadas pelo mercado de jogos. Este trabalho propõe um guia de boas práticas éticas para servir como suporte de orientação aos desenvolvedores independentes de jogos. Para isso, compilamos a legislação pertinente e as recomendações da literatura sobre jogos — com ênfase em design dark patterns — elaborando uma lista de hipóteses que foi submetida a um grupo de desenvolvedores por meio de um survey para validação. Como resultado, elegemos 48 boas práticas, organizadas em 9 categorias e apontamos quais foram consideradas mais relevantes pelos desenvolvedores.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectCrianças e adolescentespt_BR
dc.subjectÉticapt_BR
dc.subjectJogos digitaispt_BR
dc.subjectLegislaçãopt_BR
dc.subjectDesign dark patternspt_BR
dc.subjectBoas práticaspt_BR
dc.titleDesenvolvimento de jogos digitais para crianças e adolescentes : um guia de práticas éticas para desenvolvedorespt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7291391874493463pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9783292465422902pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Ciencia da Computacaopt_BR
dc.description.abstractxChildren and adolescents are active and highly engaged users of digital games. In recent years, as the volume of shared data and online exposure of these users increases, global debates have intensified regarding violations of children's rights in the virtual environment and the need to regulate ethical practices in game design targeting this audience. In practice, there is a gap between ethical principles, legal requirements, and some decisions made by the game industry. This study proposes a guide of ethical best practices to serve as a reference for independent game developers. To this end, we compiled relevant legislation and recommendations from game literature - with a focus on design dark patterns - developing a list of hypotheses that was submitted to a group of developers through a survey for validation. As result, we identified 48 best practices, organized into 9 categories, and highlighted those deemed most relevant by developers.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Ciência da Computação

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