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Título : Desenvolvimento de jogos digitais para crianças e adolescentes : um guia de práticas éticas para desenvolvedores
Autor : BARRETO, Natália Ribeiro
Palabras clave : Crianças e adolescentes; Ética; Jogos digitais; Legislação; Design dark patterns; Boas práticas
Fecha de publicación : 29-abr-2025
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : BARRETO, Natália Ribeiro. Desenvolvimento de jogos digitais para crianças e adolescentes: um guia de práticas éticas para desenvolvedores. 2025. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Resumen : Crianças e adolescentes são usuários ativos e altamente engajados no consumo de jogos digitais. Nos últimos anos, à medida que o volume de dados compartilhados e a exposição online desses usuários aumentam, intensificam-se os debates globais sobre violações dos direitos das crianças no ambiente virtual e a necessidade de regulamentar práticas éticas no design de jogos voltados a esse público. Observa-se uma lacuna entre os princípios éticos, as exigências legais e algumas decisões tomadas pelo mercado de jogos. Este trabalho propõe um guia de boas práticas éticas para servir como suporte de orientação aos desenvolvedores independentes de jogos. Para isso, compilamos a legislação pertinente e as recomendações da literatura sobre jogos — com ênfase em design dark patterns — elaborando uma lista de hipóteses que foi submetida a um grupo de desenvolvedores por meio de um survey para validação. Como resultado, elegemos 48 boas práticas, organizadas em 9 categorias e apontamos quais foram consideradas mais relevantes pelos desenvolvedores.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65884
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Ciência da Computação

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