Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65918

Share on

Title: Pensamento calvinista e educação liberal : diálogos e impasses para a construção de uma educação libertadora no colégio presbiteriano XV de Novembro no Agreste Pernambucano
Authors: LAUREANO, Letícia Gomes Mélo
Keywords: Pensamento Calvinista; Colégios confessionais; Educação Libertadora; Educação Liberal
Issue Date: 27-Jun-2025
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: LAUREANO, Letícia Gomes Mélo. Pensamento calvinista e educação liberal: diálogos e impasses para a construção de uma educação libertadora no colégio presbiteriano XV de Novembro no Agreste Pernambucano. 2025. Dissertação (Mestrado em Educação Contemporânea) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025.
Abstract: A teologia social de João Calvino eclode em meados do século XVI, a partir da sua experiência como reformador de Genebra, na Suiça, onde funda a primeira escola primária de toda Europa. O pensamento calvinista, como popularmente conhecido, se difunde e atinge outros continentes. No Brasil, muitas foram as tentativas de implementação; contudo, apenas em 1959, os missionários presbiterianos norte- americanos conquistam lugar efetivo entre as religiões brasileiras. Desse momento, resulta a Igreja Presbiteriana no Brasil que mantém-se como principal propagadora do pensamento calvinista no país. Desde os primórdios, a presença presbiteriana marca o campo educacional Brasileiro, disseminando seus princípios doutrinários calvinistas. Em Pernambuco, no agreste, contamos com uma dessas instituições educacionais históricas, o Colégio Presbiteriano XV de Novembro, que foi escolhido como espaço empírico da presente pesquisa. Apesar da laicidade do estado, reconhecemos a força dos discursos religiosos na política e em todas as esferas sociais, nesse caso específico, na educação. Portanto, os colégios confessionais se diferenciam dos demais, por professarem uma doutrina ou princípios que podem se aproximar ou distanciar-se das práticas de uma educação libertadora. Esta pesquisa fundamenta- se nas contribuições de diversos autores do campo teórico, como Biéler (1970; 1999; 2012), Brandão (2002; 2006; 2008; 2022), Calvino (2015; 2018), Jara (2020), Léonard (1963; 2014), Lindberg (2017), Matos (1997; 2011; 2023), Paixão Jr. (2008; 2014) e Paulo Freire (1967; 1987), entre outros. À vista disso, elencamos como objetivo geral, compreender as possíveis contribuições da educação calvinista, preconizadas pelo colégio presbiteriano XV de Novembro, situado no agreste pernambucano, sob a perspectiva de uma educação libertadora. Para tanto, traçamos um percurso metodológico de abordagem qualitativa (Minayo, 2001), sendo o tipo e a finalidade do estudo exploratório e explicativo (Gil, 2002). O método da pesquisa, o caso alargado inspirado em (Santos, 1983) e (Lage, 2013). As técnicas de coleta de dados utilizadas foram: a análise documental (Ludke; André, 1986); a observação parcial (Lage, 2013) e (Gil, 2008) e os formulários abertos (Gil, 2008). Para análise e a organização dos dados obtidos, nos servimos da técnica de análise de conteúdo, teórico-gramatical de Bardin (1977). Os resultados obtidos revelam que a educação calvinista proposta pelo colégio presbiteriano XV de novembro se alinha com um projeto educativo liberal, portanto, o foco maior é a realização pessoal do sujeito, bem como sua adaptação à sociedade e seu ingresso no ensino superior e mercado de trabalho. O contexto educativo estudado exibe uma educação liberal fundamentada no discurso da teologia calvinista, antagônico às críticas sociais. No entanto, também há tentativas e vestígios de uma educação libertadora, especialmente por parte de docentes.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65918
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Educação Contemporânea / CAA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO Letícia Gomes Mélo Laureano.pdf2,83 MBAdobe PDFView/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons