Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65928

Compartilhe esta página

Título: Qualidade de vida e evolução da mucosite oral em pacientes oncológicos submetidos a terapia conjugada de laser de baixa potência e ILIB
Autor(es): NASCIMENTO, Clébia Roberta Eufrazio do
Palavras-chave: Laserterpia; Mucosite; Laser de Baixa Potência
Data do documento: 30-Mai-2025
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: NASCIMENTO, Clebia Roberta Eufrazio do. Qualidade de vida e evolução da mucosite oral em pacientes oncológicos submetidos a terapia conjugada de laser de baixa potência e ILIB. 2025. Dissertação (Mestrado em Odontologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: Introdução: Durante a terapia antineoplásica podem surgir efeitos colaterais que prejudicam a qualidade de vida dos pacientes oncológicos. O uso do laser tem se destacado como uma forma de melhorar a qualidade de vida dos pacientes oncológicos. Dentro desse contexto, a técnica conjugada da aplicação de laser de baixa potência na região sublingual, tem se mostrado uma técnica inovadora. Objetivo: Este estudo avaliou a evolução do paciente oncológico, antes e durante o tratamento oncológico, submetidos a técnica ILIB, avaliando no seu âmbito de qualidade de vida e saúde bucal (mucosite). Métodos: Tratou-se de um estudo observacional, analítico do tipo coorte e foi realizado no Centro Oncológico do Hospital Memorial de Arcoverde-PE. Foram selecionados pacientes que iriam iniciar (grupos C e D) e em tratamento quimioterápico (grupos A e B), cada grupo composto por 19 pessoas, sendo A e C submetidos a técnica ILIB, enquanto B e D, foram submetidos a ILIB e também à laserterapia para mucosite. Resultados: Poucos pacientes tinham realizado adequação do meio bucal previamente ao início do tratamento quimioterápico. O grupo B apresentou significativa melhora na mucosite, o grupo D não apresentou frequência de mucosite após o início do tratamento quimioterápico e ser submetido a mesma técnica que o grupo B, os grupos A e C apresentaram alguma frequência de mucosite mesmo após terem sido submetidos a irradiação de sangue por laser intravenoso. O grupo B teve uma melhora na qualidade de vida mais expressiva do que os demais grupos, ainda que de forma geral todos os grupos tenham apresentado melhoras após as técnicas. Conclusão: A ILIB e laserterapia para mucosite, quando utilizadas juntas, podem auxiliar de uma forma mais poderosa na melhoria da qualidade de vida do paciente oncológico submetido a quimioterapia e diminuir a frequência da mucosite.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65928
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Odontologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Clébia Roberta Eufrazio do Nascimento.pdf2,92 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons