Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66030

Compartilhe esta página

Título: Para onde eu vou? : análise de redes de caminhos de menor custo na região da Serra Vermelha - PE
Autor(es): ARAÚJO, João Rhannyé de Brito
Palavras-chave: Arqueologia espacial; Caminhos ótimos; Grafismo rupestre
Data do documento: 15-Ago-2025
Citação: ARAÚJO, João Rhannyé de Brito. Para onde eu vou?: análise de redes de caminhos de menor custo na região da Serra Vermelha - PE. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Arqueologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: A presente pesquisa busca contribuir acerca da ocupação indígena antiga na região da Serra Vermelha – PE. Nesse sentido, este trabalho busca entender as relações entre as características ambientais dos abrigos onde estão inseridos os sítios arqueológicos com grafismos rupestres e as rotas de deslocamentos com os grupos responsáveis pela sua realização na região da Serra Vermelha. Para realizar tal análise, foi feita a caracterização das morfologias dos abrigos que contêm grafismos rupestres e criado um modelo de rotas de deslocamento desses grupos, onde são chamados Caminhos de Menor Custo (CMC). A metodologia adotada envolveu a pesquisa bibliográfica, visitas de campo, construção de SIG e a criação das redes de CMC. Os resultados obtidos nesta pesquisa criam um modelo de deslocamento indígena na Serra Vermelha, o qual deve depois ser testado com dados empíricos. O modelo propõe que os deslocamentos possivelmente não eram apenas seguindo a variável do relevo, mas como resultado de decisões intencionais e estratégias de ocupação que articulam morfologia dos abrigos, visibilidade, acessibilidade e expressão simbólica.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66030
Aparece nas coleções:(TCC) - Arqueologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Trabalho de Conclusão de Curso - João Araújo, 2025.pdf11,86 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons