Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66301

Compartilhe esta página

Título: Humanização do cuidado na pediatria: efeito da enfermagem no bem-estar psicológico infantil durante a hospitalização
Autor(es): PEREIRA, Joan Ravel Gonçalves
PEREIRA, Joás Ravel Gonçalves
Palavras-chave: criança hospitalizada; humanização da assistência; cuidado de enfermagem; bem-estar psicológico
Data do documento: 21-Ago-2025
Citação: PEREIRA, Joan Ravel Gonçalves; PEREIRA, Joás Ravel Gonçalves. Humanização do cuidado na pediatria: efeito da enfermagem no bem-estar psicológico infantil durante a hospitalização. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Enfermagem) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: A hospitalização na infância é uma experiência potencialmente traumática, que pode comprometer o bem-estar emocional da criança. O objetivo deste trabalho, por meio de uma revisão integrativa, foi investigar as práticas de humanização utilizadas pela Enfermagem no cuidado hospitalar pediátrico e seus efeitos no bem-estar emocional das crianças internadas. A busca foi realizada em oito bases de dados e bibliotecas científicas virtuais, MEDLINE/PUBMED, CINAHL, LILACS, BDENF, SCOPUS, WEB OF SCIENCE, COCHRANE e SCIELO, utilizando os descritores Criança hospitalizada; Humanização da assistência; Cuidado de enfermagem; Bem-estar psicológico. No total, foram encontrados 80 artigos, dos quais seis compuseram a amostra final. Os estudos selecionados evidenciaram que práticas como o uso do brinquedo terapêutico, estratégias de promoção do conforto, da escuta ativa e vínculo afetivo entre profissional e paciente são efetivas para reduzir o medo, a ansiedade e o sofrimento da criança hospitalizada. Constatou-se que tais intervenções favorecem o protagonismo infantil no cuidado e contribuem para uma experiência de internação mais acolhedora. A atuação da Enfermagem mostrou-se essencial para implementar essas estratégias, ainda que desafios como sobrecarga de trabalho e falta de recursos comprometam sua aplicação plena. Conclui-se que a humanização do cuidado pediátrico é um elemento indispensável para garantir não apenas a recuperação clínica, mas também o desenvolvimento emocional saudável da criança durante a hospitalização.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66301
Aparece nas coleções:(TCC) - Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Joan Ravel e Joás Ravel Gonçalves Pereira.pdf
  Item embargado até 2026-09-15
475,62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Item embargado


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons