Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66400

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSILVA, André Gustavo Ferreira da-
dc.contributor.authorSILVA, Reginaldo José da-
dc.date.accessioned2025-10-07T13:10:06Z-
dc.date.available2025-10-07T13:10:06Z-
dc.date.issued2025-02-27-
dc.identifier.citationSILVA, Reginaldo José da. Memórias, infâncias e pedagogias: processos de rememoração e possibilidades de pedagogias elaborados por sujeitos políticos crianças. 2025. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66400-
dc.description.abstractAs memórias são movimentos de construção, reconstrução, significação e ressignificação do passado e do presente de coletividades humanas. Nesses processos de permanente criação, elas possibilitam formulações políticas e pedagógicas. É por isto que, desde a formação das primeiras sociedades humanas, os atos de rememoração fundamentam formas de pensar e fazer política e educação. Além disso, as reminiscências são também experiências constituídas por sujeitos e constitutivas de sujeitos, sejam eles crianças ou adultos. As crianças, que, como afirma Benjamin (2012), formam seu mundo inseridas no mundo maior das sociedades, são os sujeitos centrais desta tese, que propõe uma reflexão teórica sobre as possibilidades de elaborações de pedagogias políticas a partir de ideias, perguntas e críticas advindas das memórias de meninos e meninas. Os argumentos partem dos conceitos de memória, infância, sujeito e pedagogia, fundamentados em teorias da Filosofia da História, Filosofia da Educação, Filosofia da Infância e Teoria do Discurso, especialmente a partir dos pensamentos de Walter Benjamin, Paulo Freire, Ernesto Laclau e Chantal Mouffe, mas estabelecendo diálogos também com Maurice Halbwacs, Michael Pollak, Walter Kohan, Jacques Rancière e Miguel Arroyo. Experiências de crianças, documentadas em publicações de organizações e movimentos populares, foram apresentadas e analisadas como aprofundamentos das ideias expostas. A análise de conteúdo foi a técnica de pesquisa que auxiliou a seleção de documentos e a identificação dos trechos ou fragmentos importantes para o debate.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectInfânciapt_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectPolíticapt_BR
dc.titleMemórias, infâncias e pedagogias : processos de rememoração e possibilidades de pedagogias elaborados por sujeitos políticos criançaspt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0837786403011718pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3966877544841288pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacaopt_BR
dc.description.abstractxMemories are movements of construction, reconstruction, meaning-making, and re- signification of the past and present of human collectivities. In these ongoing processes of creation, they enable political and pedagogical formulations. This is why, since the formation of the earliest human societies, acts of remembrance have grounded ways of thinking about and practicing politics and education. Moreover, reminiscences are also experiences constituted by subjects and constitutive of subjects, whether they are children or adults. Children, who, as Benjamin (2012) asserts, form their world within the larger world of societies, are the central subjects of this thesis, which proposes a theoretical reflection on the possibilities of developing political pedagogies based on ideas, questions, and critiques arising from the memories of boys and girls. The arguments are based on the concepts of memory, childhood, subject, and pedagogy, grounded in theories of the Philosophy of History, Philosophy of Education, Philosophy of Childhood, and Discourse Theory, particularly drawing on the thoughts of Walter Benjamin, Paulo Freire, Ernesto Laclau, and Chantal Mouffe, while also engaging in dialogue with Maurice Halbwachs, Michael Pollak, Walter Kohan, Jacques Rancière, and Miguel Arroyo. Experiences of children, documented in publications by organizations and popular movements, were presented and analyzed as elaborations of the ideas discussed. Content analysis was the research technique used to assist in the selection of documents and the identification of important passages or fragments for the debate.pt_BR
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Reginaldo José da Silva.pdf1,09 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons