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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66400

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Título: Memórias, infâncias e pedagogias : processos de rememoração e possibilidades de pedagogias elaborados por sujeitos políticos crianças
Autor(es): SILVA, Reginaldo José da
Palavras-chave: Memória; Infância; Criança; Pedagogia; Política
Data do documento: 27-Fev-2025
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: SILVA, Reginaldo José da. Memórias, infâncias e pedagogias: processos de rememoração e possibilidades de pedagogias elaborados por sujeitos políticos crianças. 2025. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: As memórias são movimentos de construção, reconstrução, significação e ressignificação do passado e do presente de coletividades humanas. Nesses processos de permanente criação, elas possibilitam formulações políticas e pedagógicas. É por isto que, desde a formação das primeiras sociedades humanas, os atos de rememoração fundamentam formas de pensar e fazer política e educação. Além disso, as reminiscências são também experiências constituídas por sujeitos e constitutivas de sujeitos, sejam eles crianças ou adultos. As crianças, que, como afirma Benjamin (2012), formam seu mundo inseridas no mundo maior das sociedades, são os sujeitos centrais desta tese, que propõe uma reflexão teórica sobre as possibilidades de elaborações de pedagogias políticas a partir de ideias, perguntas e críticas advindas das memórias de meninos e meninas. Os argumentos partem dos conceitos de memória, infância, sujeito e pedagogia, fundamentados em teorias da Filosofia da História, Filosofia da Educação, Filosofia da Infância e Teoria do Discurso, especialmente a partir dos pensamentos de Walter Benjamin, Paulo Freire, Ernesto Laclau e Chantal Mouffe, mas estabelecendo diálogos também com Maurice Halbwacs, Michael Pollak, Walter Kohan, Jacques Rancière e Miguel Arroyo. Experiências de crianças, documentadas em publicações de organizações e movimentos populares, foram apresentadas e analisadas como aprofundamentos das ideias expostas. A análise de conteúdo foi a técnica de pesquisa que auxiliou a seleção de documentos e a identificação dos trechos ou fragmentos importantes para o debate.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66400
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Educação

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