Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66563

Compartilhe esta página

Título: Eletrostática no 1° Ano do Ensino Médio: uma sequencia didática integrando história e experimentação de baixo custo
Autor(es): DUTRA, Victor Emanuel Silva
Palavras-chave: Eletrostática; Sequência Didática; Aprendizagem Significativa
Data do documento: 8-Out-2025
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: DUTRA, Victor Emanuel Silva. Eletrostática no 1° Ano do Ensino Médio: uma sequência didática integrando história e experimentação de baixo custo. 2025. (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025.
Abstract: Esta dissertação apresenta uma sequência didática para o ensino de Eletrostática no 1° ano do Ensino Médio, desenvolvida no âmbito do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF). O trabalho integra três fundamentos teórico-metodológicos: Aprendizagem Significativa de Ausubel, Abordagem Histórica da Ciência e Experimentação de Baixo Custo, visando superar as dificuldades no ensino de conceitos abstratos desta temática. A sequência organiza-se em seis encontros de 100 minutos, iniciando com contextualização histórica através de documentários, seguindo para experimentação com materiais acessíveis (eletroscópios caseiros, eletróforo de Volta artesanal) e culminando com aplicações tecnológicas como blindagem eletrostática. A metodologia adotou abordagem qualitativa com observação sistemática do engajamento discente e análise de atividades. Os resultados indicaram que essa integração se mostrou eficaz na superação de dificuldades conceituais, particularmente na compreensão da indução eletrostática e construção da noção de campo elétrico. A articulação entre experimentação prévia e formalização subsequente se mostrou eficiente para ancoragem de conceitos abstratos. Houve indícios de que a sequência desenvolvida constitui produto educacional replicável que oferece alternativa viável para aprendizagem significativa em Eletrostática, demonstrando ser possível conciliar rigor conceitual, contextualização histórica e investigação prática mesmo em contextos com recursos limitados.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66563
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Ensino de Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Victor Emanuel Silva Dutra.pdf2,22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons