Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66852

Share on

Title: A disciplina de Educação Moral e Cívica enquanto instrumento ideológico na formação da identidade nacional brasileira sob a ótica do Regime Militar nos anos de 1969 – 1972.
Authors: SOUZA, Elias Eliezer Machado de
Keywords: Educação moral e cívica; Identidade nacional; Regime militar
Issue Date: 3-Apr-2025
Citation: SOUZA, Elias Eliezer Machado de. A disciplina de Educação Moral e Cívica enquanto instrumento ideológico na formação da identidade nacional sob a ótica do Regime Militar nos anos 1969-1972. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Universidade Federal de Pernambuco Recife, 2025.
Abstract: O presente artigo examina como a disciplina de Educação Moral e Cívica, durante o Regime Militar brasileiro (1964 – 1985) serviu como um instrumento de controle ideológico, formulando a consciência histórica dos estudantes de uma época. Ao destacar a figura de heróis nacionais e promover valores como o tecnicismo, erudição intelectual, moralismo cristão e o fortalecimento do sentimento patriótico, o Estado visava construir uma narrativa identitária nacional que desse legitimidade ao regime e garantisse a adesão das novas gerações ao projeto político vigente. A partir da análise do Livro-Slide de Educação Moral e Cívica – Vultos da Pátria/Oração aos Moços (1972) de Ciro Pontes, busca-se compreender de que forma os conteúdos abordados neste material didático contribuíram para a formação de uma visão histórica alinhada aos interesses do governo militar e qual o papel da Educação Moral e Cívica na construção da memória histórica nacional analisando seus efeitos na formação de uma cultura política alinhada ao Regime.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66852
Appears in Collections:(TCC) - História (Licenciatura)



This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons