Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66948

Compartilhe esta página

Título: Das hashtags à conquista de poder : desvendando a complexa relação entre as redes sociais e o crescimento da direita no Brasil com enfoque no caso Movimento Brasil Livre (MBL)
Autor(es): LÔBO, Graziella Ramos Reis
Palavras-chave: Extrema direita; Redes sociais; Movimento Brasil Livre; Mobilizações sociais; Articulação e marketing político digital
Data do documento: 30-Mai-2025
Citação: LÔBO, Graziella Ramos Reis. Das hashtags à conquista de poder: desvendando a complexa relação entre as redes sociais e o crescimento da direita no Brasil com enfoque no caso Movimento Brasil Livre (MBL). 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Sociais) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: O presente trabalho tem como objetivo investigar a relação entre as redes sociais e o crescimento da extrema direita no Brasil, com ênfase no caso do Movimento Brasil Livre (MBL). A pesquisa é norteada a partir da hipótese de que as mídias sociais exercem uma função central na articulação política da direita extremista, atuando como ferramentas de disseminação ideológica, mobilização e construção de novas formas de representação política. Utilizando uma abordagem qualitativa e quantitativa, fundamentada pela revisão bibliográfica e análise documental, analisou-se os aspectos sociais, políticos e tecnológicos que auxiliaram no desenvolvimento e ascensão do MBL, desde seu surgimento até o seu fortalecimento como instituição política notável em âmbito nacional. No decorrer do estudo são discutidas temáticas como: o avanço da extrema direita em nível mundial e no caso brasileiro, neoliberalismo, sociedade da informação, redes de comunicação, estratégias de marketing político e os impactos singulares da política nas mídias sociais. Logo, os resultados indicaram que o MBL soube explorar com sucesso os mecanismos das redes sociais, ao produzirem guerras de narrativas em um ambiente notoriamente polarizado, além de terem conseguido engajar e influenciar cidadão em um dos processos mais conturbados do nosso país, como o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff. Dessa forma, observou-se que a eclosão de coletivos como o MBL evidencia um distinto modelo de atuação política, no qual a utilização das mídias digitais de modo estratégico redefiniu os marcos entre mobilização social, representação institucional e disputa ideológica.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66948
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Sociais - Bacharelado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Trabalho de Conclusão de Curso - Graziella Reis - Depósito.pdf10.34 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons