Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/67023

Compartilhe esta página

Título: Estado nutricional, consumo alimentar e fatores de risco cardiovasculares e metabolômicos em mulheres: associação com o excesso de peso em escolares sob os seus cuidados
Autor(es): CAMPOS, Jéssica de Oliveira
Palavras-chave: núcleo familiar; nutrição infantil; sobrepeso
Data do documento: 20-Fev-2025
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: CAMPOS, Jéssica de Oliveira. Estado nutricional, consumo alimentar e fatores de risco cardiovasculares e metabolômicos em mulheres: associação com o excesso de peso em escolares sob os seus cuidados. 2025. Tese (Doutorado em Nutrição) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: O excesso de peso é um dos principais problemas de saúde pública. Em mulheres, esse quadro pode impactar também o estado nutricional dos escolares sob seus cuidados, refletindo possíveis influências genéticas, ambientais e comportamentais. No entanto, ainda são escassas as investigações que abordam essa questão a partir da dinâmica do núcleo familiar. Este estudo teve como objetivo investigar a associação entre o estado nutricional, o consumo alimentar e os parâmetros cardiovasculares e metabolômicos em mulheres, com o estado nutricional dos escolares sob seus cuidados. Trata-se de um estudo transversal, de abordagem quantitativa, realizado com mulheres responsáveis pelo cuidado de escolares, estruturado em duas etapas: a primeira voltada para o estado nutricional das mulheres, e a segunda, para o estado nutricional dos escolares. As mulheres foram avaliadas quanto à situação socioeconômica, estado nutricional, consumo alimentar e parâmetros cardiovasculares, bioquímicos e metabolômicos. Os resultados revelaram que 42,25% dos escolares e 69,01% das mulheres apresentaram excesso de peso. Nas mulheres, esse quadro esteve associado ao aumento da pressão arterial sistólica e diastólica, da glicemia de jejum e à redução dos níveis de HDL-colesterol. Além disso, foi observada uma diminuição nos níveis de hexosilceramidas associada ao excesso de peso. Embora não tenham sido observadas diferenças significativas nos parâmetros cardiometabólicos entre as mulheres responsáveis por escolares com e sem excesso de peso, as hexosilceramidas se destacaram como possíveis biomarcadores, apresentando tendência de redução também no contexto do excesso de peso infantil. O percentual de gordura corporal (%GC) das mulheres apresentou correlação positiva com o escore-z do IMC/I dos escolares, e a análise de regressão indicou que esse parâmetro explica 19,3% da variação do %GC dos escolares. Além disso, fatores como histórico familiar de doenças cardiometabólicas, excesso de peso e alterações metabólicas estiveram presentes nas mulheres independentemente do estado nutricional das crianças. Nesse contexto, os achados desta tese contribuem para o entendimento das relações entre estado nutricional, perfil cardiometabólico e contexto familiar, e reforçam a importância de estratégias e políticas públicas voltadas ao núcleo familiar como ferramenta para o enfrentamento do excesso de peso e de suas comorbidades ao longo da vida.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/67023
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Nutrição

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Jessica de Oliveira Campos.pdf
  Item embargado até 2026-11-19
3.51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Item embargado


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons