Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/67259

Comparte esta pagina

Título : A EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL PAUTADA NA LUDICIDADE E NA CRIATIVIDADE: RELATO DE VIVÊNCIAS COM OFICINAS DE PRODUÇÕES DE MATERIAIS INSTRUCIONAIS LÚDICOS E EDUCATIVOS.
Autor : Silva, Maria Tereza Albuquerque
Palabras clave : Educação Alimentar e Nutricional. Metodologias ativas. Ludicidade e criatividade.
Fecha de publicación : 14-ago-2025
Citación : Silva, Maria Tereza Albuquerque. A EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL PAUTADA NA LUDICIDADE E NA CRIATIVIDADE: RELATO DE VIVÊNCIAS COM OFICINAS DE PRODUÇÕES DE MATERIAIS INSTRUCIONAIS LÚDICOS E EDUCATIVOS. Trabalho de conclusão de curso nutrição, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025
Resumen : De acordo com as novas Diretrizes Curriculares Nacionais e pela demanda de um novo perfil do ensino, nos Cursos de Nutrição, a disciplina de Educação Alimentar Nutricional 1 (EAN1), desenvolve Materiais Instrucionais Lúdicos e Educativos (MILES), por meio de estratégias e metodologias inovadoras, pautados nos princípios da Educação Alimentar e Nutricional (EAN). O trabalho objetiva relatar a experiência vivenciada, na produção de MILES, para a construção do conhecimento, na disciplina de EAN1, do Curso de Graduação em Nutrição da UFPE. Por meio de um processo cíclico e dinâmico de reflexão-ação-reflexão, para a produção dos MILES foram realizadas: aulas expositivas dialogadas; rodas de conversas e oficinas de produção (em grupos de 3 a 5 estudantes). Os estudantes conceberam, planejaram, confeccionaram e compartilharam, em sala de aula, os MILEs produzidos. Os MILES após revisados, pelos professores e pela monitora, foram catalogados e integrados ao acervo da Ludoteca de EAN, no Espaço de Arte e Cultura em Educação Popular em Saúde, do Laboratório de Nutrição e Saúde Pública do Departamento de Nutrição da UFPE. Os MILES são disponibilizados, por meio de empréstimos, à locais de estágios; escolas públicas; Organizações Não Governamentais (ONGs); projetos de Extensão a serem utilizados em atividades educativas. Assim, a ludicidade ligada ao ato de brincar, e a criatividade, definida como a habilidade de criar; inovar; propor soluções criativas às situações cotidianas, foram aplicadas, por meio de metodologias ativas, promovendo um aprendizado mais significativo, atrativo e engajador, no desenvolvimento de competências essenciais a formação do nutricionista, valorizando uma maior aproximação com a realidade sócio cultural da população brasileira.
Descripción : 8
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/67259
Appears in Collections:(TCC) - Nutrição

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC.pdf7.99 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons