Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/67791

Comparte esta pagina

Título : Criar e empreender: um estudo sobre as abordagens de Amabile e Csikszentmihalyi no comportamento empreendedor do secretário executivo
Autor : SILVA, Eloiza Maria Alves da
FRAGOSO, Vitória Samara Henrique Pedro
Palabras clave : Criatividade; Comportamento empreendedor; Teoria componencial; Modelo sistêmico; Secretário executivo
Fecha de publicación : 9-dic-2025
Citación : SILVA, Eloiza Maria Alves da; FRAGOSO, Vitória Samara Henrique Pedro. Criar e empreender: um estudo sobre as abordagens de Amabile e Csikszentmihalyi no comportamento empreendedor do secretário executivo. 2026. Trabalho de conclusão de curso (Secretariado Executivo) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Resumen : A criatividade manifesta-se de forma transversal em distintos domínios da vida social e constitui um dos pilares fundamentais que sustentam as principais características do comportamento empreendedor. Apesar disso, identifica-se uma lacuna na Associação Brasileira de Pesquisa em Secretariado, Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração e Revista de Gestão e Secretariado, amplamente utilizadas por estudantes e profissionais do curso de Secretariado Executivo, uma vez que elas não articulam, de forma aprofundada e aplicável, o comportamento empreendedor e as abordagens de criatividade propostas por Amabile e Csikszentmihalyi. Sendo assim, o objetivo geral da pesquisa foi analisar as contribuições da teoria componencial e do modelo sistêmico para o desenvolvimento do comportamento empreendedor do secretário executivo. A metodologia da pesquisa consistiu em uma revisão narrativa da literatura, com abordagem qualitativa e exploratória. A coleta de dados foi realizada por meio de uma pesquisa bibliográfica nas plataformas citadas anteriormente. A análise e discussão dos dados ocorreram por meio da análise de conteúdo de Bardin (1977), utilizando diferentes fontes a fim de articular as duas abordagens trabalhadas com o comportamento empreendedor, bem como uma análise dos principais conceitos de estímulo à criatividade e sua influência no desenvolvimento desse comportamento no secretário executivo. Como resultados, obtivemos recomendações de aplicação da teoria componencial (o passo a passo dos cinco estágios; (1) identificação do problema ou tarefa, (2) preparação para produção das ideias; (3) geração de resposta; (4) comunicação e validação da resposta, (5) resultado) e do modelo sistêmico (utilização do flow para transformar a criatividade em impulsionador comportamental) para o desenvolvimento do comportamento empreendedor do secretário executivo.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/67791
Aparece en las colecciones: (TCC) - Secretariado Executivo

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Eloiza Maria Alves da Silva e Vitória Samara Henrique Pedro Fragoso.pdf1.92 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons