Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/67852

Share on

Title: A Dança não tem idade: uma proposta de ensino do Ballet Clássico para adultos com base no Método Vaganova
Authors: Barbosa, Danillo Chagas
Keywords: Dança na maturidade; Método Vaganova para adultos/as; Ballet para pessoas adultas e idosas; Dança e pessoas idosas; Envelhecimento
Issue Date: 16-Dec-2025
Citation: BARBOSA, Danillo Chagas. A Dança não tem idade: uma proposta de ensino do Ballet Clássico para adultos com base no Método Vaganova. 2026. Trabalho de Conclusão de Curso (Dança - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: O ballet clássico, historicamente associado a corpos jovens, longilíneos e virtuosos, ainda nos dias de hoje, é imbuído de um imaginário que restringe sua prática a um público juvenil, mantendo as pessoas adultas e idosas à margem da técnica. Este trabalho discute e reflete, inicialmente, sobre o processo de envelhecimento e sobre como lidar com aspectos físicos, mentais e sociais que podem ser potencializados por meio da dança, especialmente a dança clássica, entendida aqui como contexto fértil à socialização, bem-estar e prevenção de doenças crônicas. Em seguida, analiso de que modo o Método Vaganova, sistema de ensino russo desenvolvido pela mestra e pedagoga Agrippina Yakovlevna Vaganova, pode servir como ferramenta pedagógica para o trabalho em turmas de ballet clássico para pessoas adultas e idosas, considerando seus princípios, sua origem e a forma como esse legado permanece vivo. A partir dessas reflexões, busco pensar possibilidades de adaptação da técnica, ampliando o acesso ao ballet clássico e reconhecendo as potências desses corpos maduros dentro da sala de aula.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/67852
Appears in Collections:TCC - Dança

Files in This Item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Danillo Chagas Barbosa.pdf732.62 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons