Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/67990

Share on

Title: Estudo da morfodinâmica da zona costeira do município São José da Coroa Grande/Pernambuco - Brasil, por meio de um levantamento topográfico utilizando GNSS, para subsidiar uma gestão sustentável
Authors: SANTOS, Flavia Thamires da Silva
Keywords: Geociência; Perfis de praia; Sedimentologia praial; Gestão sustentável; Volume sedimentar
Issue Date: 29-Aug-2024
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: SANTOS, Flavia Thamires da Silva. Estudo da morfodinâmica da zona costeira do município São José da Coroa Grande/Pernambuco - Brasil, por meio de um levantamento topográfico utilizando GNSS, para subsidiar uma gestão sustentável. 2024. Dissertação (Mestrado em Ciências Geodésicas e Tecnologias da Geoinformação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: Este estudo tem como objetivo analisar a evolução do ambiente praial do município de São José da Coroa Grande, Pernambuco, Brasil, por meio de um levantamento topográfico utilizando GNSS e um levantamento sedimentológico, visando subsidiar planos de gestão sustentável da zona costeira do município. Para preservar as praias e proteger as propriedades costeiras, é fundamental compreender os processos costeiros. Este projeto foi elaborado com o intuito de contribuir para a sustentabilidade local e o gerenciamento da costa. Entre os desafios da Gestão Integrada da Zona Costeira Brasileira estão o monitoramento dos perfis de praia, o estudo sedimentológico e a criação de um banco de dados praiais, como medidas para uma gestão sustentável da orla a curto, médio e longo prazo. Os perfis topográficos foram obtidos por meio de levantamento em campo, totalizando 21 perfis distribuídos de norte a sul. O levantamento foi realizado com o equipamento Leica GS15 (GNSS Geodésico), que capta sinais GPS e GLONASS (L1 e L2), utilizando o software Leica Geooffice e a técnica de posicionamento relativo à estação SAT 93110. Foram utilizados posicionamento estático (20 mm) e posicionamento relativo dinâmico em função da posição em relação à estação SAT 93110 no Datum SIRGAS 2000. Foram coletadas 18 amostras de sedimentos nas regiões do estirâncio durante a maré de sizígia: 9 amostras no período chuvoso e 9 no período seco. As amostras foram analisadas no Laboratório de Geologia e Geofísica Marinha (LGGM - UFPE), utilizando a metodologia de Suguio (1973) e o software Sysgran para processamento estatístico. Os 21 perfis topográficos apresentaram uma variação topográfica relevante em relação a sua localização, ao sul (setor 1), centro (setor 2) e ao norte (setor 3). Os perfis mostraram uma variação de altitude 0,53 a 4,763, sendo observada os dois extremos, no setor 3. O setor 1 entre 1,37 e 3,29 metros; o setor 2 (0,91 e 3,92 m); setor 3 (0,53 a 4,76). Demonstram uma variação de 14 a 110 metros de extensão, setor 1 (20 a 68 m); o setor 2 (14 a 60 m) e no setor 3 (6 a 110 m). Sendo a menor extensão observada no setor 2 e a maior extensão no setor 3. O grupo de perfis do setor 3, aparentemente pela sequência na topografia, apresenta a formação de um canal entre as regiões do estirâncio inferior e médio e a região do estirâncio superior, com um grande rebaixamento nas regiões citadas. São perfis totalmente convexos, com grandes perdas sedimentar e processos erosivos instalados. As amostras foram classificadas de areia fina à média, moderadamente selecionada a pobremente selecionada e aproximadamente simétricas. A predominância de areia fina no ambiente praial de São José da Coroa Grande, significa que, corresponde a um ambiente de energia moderada, permitindo assim, a presença em sua maior parte a granulometria de areia fina. Entretanto, é percebido um grande processo erosivo no setor 3, ao sul da área de estudo.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/67990
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Ciências Geodésicas e Tecnologias da Geoinformação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO Flavia Thamires da Silva Santos.pdf3.64 MBAdobe PDFView/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons