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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/6958

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLINS, Sóstenes Luiz Soarespt_BR
dc.contributor.authorSANTOS, Jalila Rios dospt_BR
dc.date.accessioned2014-06-12T18:27:30Z-
dc.date.available2014-06-12T18:27:30Z-
dc.date.issued2008-05-16pt_BR
dc.identifier.citationRios dos Santos, Jalila; Luiz Soares Lins, Sóstenes. AST um modelo para automação de horários escolares. 2008. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Matemática Computacional, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2008.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/6958-
dc.description.abstractO trabalho aqui apresentado consiste de um modelo para automação de horários escolares, cujo problema está baseado no estudo de casos brasileiros, e também consiste de uma análise da relação entre as restrições do problema e sua complexidade. O problema automação de horários escolares é um problema NP-completo, mesmo nos casos mais simples, onde as restrições mantidas são o mínimo absolutamente necessário. Aqui são construídas ou apresentadas provas desta relação entre as restrições e o problema. O modelo usa programação inteira para encontrar uma solução viável inicial. Uma vez encontrada, é aplicada uma heurística desenvolvida para trabalhar com trocas locais via um grafo chamado grafo híbrido. A solução viável inicial também pode ser encontrada por uma heurística que usa trocas via o grafo híbrido. Estas heurísticas são essencialmente meta-heurísticas busca tabu. O grafo híbrido, que é facilmente construído dos dados do problema, permitiu a definição de movimentos (mudanças) que aplicados a uma solução preservam o atendimento a um grande número de restrições. A descoberta do grafo híbrido fez uma grande diferença em nosso trabalho: nenhuma outra estrutura de dados na literatura (tanto quanto sabemos) tem a flexibilidade de acompanhar uma troca de horários atribuídos a um par de encontros às suas últimas conseqüências. As trocas são rápidas e milhares de soluções viáveis podem ser facilmente geradas e comparadas. A idéia do grafo híbrido tem aplicações a uma grande variedade de problemas de horários e de restrições de conflitospt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAutomação de horários escolarespt_BR
dc.subjectFator para complexidadept_BR
dc.subjectProgramação inteirapt_BR
dc.subjectGrafo Híbrido e Busca Tabupt_BR
dc.titleAST um modelo para automação de horários escolarespt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
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