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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/6958
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | LINS, Sóstenes Luiz Soares | pt_BR |
dc.contributor.author | SANTOS, Jalila Rios dos | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-06-12T18:27:30Z | - |
dc.date.available | 2014-06-12T18:27:30Z | - |
dc.date.issued | 2008-05-16 | pt_BR |
dc.identifier.citation | Rios dos Santos, Jalila; Luiz Soares Lins, Sóstenes. AST um modelo para automação de horários escolares. 2008. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Matemática Computacional, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2008. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/6958 | - |
dc.description.abstract | O trabalho aqui apresentado consiste de um modelo para automação de horários escolares, cujo problema está baseado no estudo de casos brasileiros, e também consiste de uma análise da relação entre as restrições do problema e sua complexidade. O problema automação de horários escolares é um problema NP-completo, mesmo nos casos mais simples, onde as restrições mantidas são o mínimo absolutamente necessário. Aqui são construídas ou apresentadas provas desta relação entre as restrições e o problema. O modelo usa programação inteira para encontrar uma solução viável inicial. Uma vez encontrada, é aplicada uma heurística desenvolvida para trabalhar com trocas locais via um grafo chamado grafo híbrido. A solução viável inicial também pode ser encontrada por uma heurística que usa trocas via o grafo híbrido. Estas heurísticas são essencialmente meta-heurísticas busca tabu. O grafo híbrido, que é facilmente construído dos dados do problema, permitiu a definição de movimentos (mudanças) que aplicados a uma solução preservam o atendimento a um grande número de restrições. A descoberta do grafo híbrido fez uma grande diferença em nosso trabalho: nenhuma outra estrutura de dados na literatura (tanto quanto sabemos) tem a flexibilidade de acompanhar uma troca de horários atribuídos a um par de encontros às suas últimas conseqüências. As trocas são rápidas e milhares de soluções viáveis podem ser facilmente geradas e comparadas. A idéia do grafo híbrido tem aplicações a uma grande variedade de problemas de horários e de restrições de conflitos | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Automação de horários escolares | pt_BR |
dc.subject | Fator para complexidade | pt_BR |
dc.subject | Programação inteira | pt_BR |
dc.subject | Grafo Híbrido e Busca Tabu | pt_BR |
dc.title | AST um modelo para automação de horários escolares | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado - Matemática Computacional |
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