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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7797
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | FLORES, Elio Chaves | pt_BR |
dc.contributor.author | CALISSI, Luciana | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-06-12T18:35:49Z | |
dc.date.available | 2014-06-12T18:35:49Z | |
dc.date.issued | 2003 | pt_BR |
dc.identifier.citation | Calissi, Luciana; Chaves Flores, Elio. A música popular brasileira no livro didático de História (décadas de 1980 e 1990). 2003. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em História, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2003. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7797 | |
dc.description.abstract | O livro didático pode ser entendido como representação social de um conhecimento histórico definido e veículo de idéias e valores de uma época. Isto permite incluí-lo no conjunto das reflexões da história cultural, a qual compreende o estudo das manifestações simbólicas das sociedades, ligada à apropriação e representação de uma determinada realidade. O manual didático também compreende o documento e objeto deste estudo que se insere no campo da historiografia do ensino de História, apresentando uma análise sobre os livros didáticos, sob o ponto de vista metodológico, das décadas de 1980 e 1990. A partir da forma como foram empregadas as canções populares nestes livros (como documento, instrumento metodológico, recurso didático ou exemplo de manifestação cultural), buscou-se detectar a dimensão das mudanças ocorridas na historiografia didática. Esta dissertação representa uma possível contribuição para se perceber a influência que os Parâmetros Curriculares Nacionais de 1996, juntamente com as transformações dos contextos político-sociais de então, tiveram na historiografia didática de História, com o surgimento de novas tendências historiográficas e a utilização de novas linguagens nos manuais produzidos, sobretudo, a partir da década de 1990 | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Historiografia do ensino de História | pt_BR |
dc.subject | Historiografia didática | pt_BR |
dc.subject | Livro didático | pt_BR |
dc.subject | Metodologia | pt_BR |
dc.subject | Parâmetros Curriculares Nacionais | pt_BR |
dc.subject | Novas Linguagens | pt_BR |
dc.title | A música popular brasileira no livro didático de História (décadas de 1980 e 1990) | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - História |
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