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Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7974

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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorCUNHA, Dóris de Arruda Carneiro dapt_BR
dc.contributor.authorPEREIRA, Sônia Virginia Martinspt_BR
dc.date.accessioned2014-06-12T18:37:46Z-
dc.date.available2014-06-12T18:37:46Z-
dc.date.issued2004pt_BR
dc.identifier.citationVirginia Martins Pereira, Sônia; de Arruda Carneiro da Cunha, Dóris. Propostas de produção de textos em livros didáticos de língua portuguesa da 5º série. 2004. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2004.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7974-
dc.description.abstractEsta dissertação expõe uma análise da aplicação de alguns princípios sócio-interacionistas que têm norteado as atividades de produção do texto escrito propostas em livros didáticos de língua portuguesa, publicados após a divulgação dos Parâmetros Curriculares Nacionais, na segunda metade da década de 1990. Como base para a análise, foram estabelecidos critérios ancorados na teoria bakhtiniana, considerados basilares para o estabelecimento de um ensino baseado na linguagem como interação verbal. Os critérios adotados para a análise das propostas de redação foram as finalidades a que a atividade escrita se propõe; os interlocutores aos quais se dirige o texto produzido; o tema que serve como meio para a interação; o tipo e o modo de interação verbal através dos quais se dá o processo interlocutivo e a categoria a que pertence o texto solicitado para a produção, se gênero ou tipo de texto. Os resultados revelam que mesmo sob influência dos postulados sócio-interacionistas, assumidos na apresentação das propostas pedagógicas que integram os manuais do professor, algumas publicações analisadas não são coerentes com a teoria ao aplicarem inadequadamente seus princípios nas propostas de produção do texto escrito, desconsiderando nessas atividades um ou mais fatores essenciais da interação verbal, como o interlocutor e o tema. No entanto, as lacunas encontradas no livro didático nunca devem ser um impedimento para a realização de um trabalho de qualidade em sala de aula. Tendo como postulado que a linguagem escrita é um processo interlocutivo, o professor pode partir para o desenvolvimento das habilidades discursivas dos usuários da língua que estão em condição de alunospt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectSociointeracionismopt_BR
dc.subjectInteração verbalpt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectProdução escritapt_BR
dc.titlePropostas de produção de textos em livros didáticos de língua portuguesa da 5º sériept_BR
dc.typemasterThesispt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Linguística

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