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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7974
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Registro completo de metadatos
| Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.advisor | CUNHA, Dóris de Arruda Carneiro da | pt_BR |
| dc.contributor.author | PEREIRA, Sônia Virginia Martins | pt_BR |
| dc.date.accessioned | 2014-06-12T18:37:46Z | - |
| dc.date.available | 2014-06-12T18:37:46Z | - |
| dc.date.issued | 2004 | pt_BR |
| dc.identifier.citation | Virginia Martins Pereira, Sônia; de Arruda Carneiro da Cunha, Dóris. Propostas de produção de textos em livros didáticos de língua portuguesa da 5º série. 2004. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2004. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7974 | - |
| dc.description.abstract | Esta dissertação expõe uma análise da aplicação de alguns princípios sócio-interacionistas que têm norteado as atividades de produção do texto escrito propostas em livros didáticos de língua portuguesa, publicados após a divulgação dos Parâmetros Curriculares Nacionais, na segunda metade da década de 1990. Como base para a análise, foram estabelecidos critérios ancorados na teoria bakhtiniana, considerados basilares para o estabelecimento de um ensino baseado na linguagem como interação verbal. Os critérios adotados para a análise das propostas de redação foram as finalidades a que a atividade escrita se propõe; os interlocutores aos quais se dirige o texto produzido; o tema que serve como meio para a interação; o tipo e o modo de interação verbal através dos quais se dá o processo interlocutivo e a categoria a que pertence o texto solicitado para a produção, se gênero ou tipo de texto. Os resultados revelam que mesmo sob influência dos postulados sócio-interacionistas, assumidos na apresentação das propostas pedagógicas que integram os manuais do professor, algumas publicações analisadas não são coerentes com a teoria ao aplicarem inadequadamente seus princípios nas propostas de produção do texto escrito, desconsiderando nessas atividades um ou mais fatores essenciais da interação verbal, como o interlocutor e o tema. No entanto, as lacunas encontradas no livro didático nunca devem ser um impedimento para a realização de um trabalho de qualidade em sala de aula. Tendo como postulado que a linguagem escrita é um processo interlocutivo, o professor pode partir para o desenvolvimento das habilidades discursivas dos usuários da língua que estão em condição de alunos | pt_BR |
| dc.language.iso | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
| dc.rights | openAccess | pt_BR |
| dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
| dc.subject | Sociointeracionismo | pt_BR |
| dc.subject | Interação verbal | pt_BR |
| dc.subject | Livro didático | pt_BR |
| dc.subject | Produção escrita | pt_BR |
| dc.title | Propostas de produção de textos em livros didáticos de língua portuguesa da 5º série | pt_BR |
| dc.type | masterThesis | pt_BR |
| Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Linguística | |
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| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
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