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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/8237

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Título: Self Digital: explorações acerca da construção do eu na Internet
Autor(es): FRANÇA, Ana Carol Pontes de
Palavras-chave: Senso de self; Posições do eu; Diálogo; Continuidade e mudança; Práticas discursivas; Interação semiótica em ambientes virtuais
Data do documento: 31-Jan-2008
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Carol Pontes de França, Ana; Rogério de Lemos Meira, Luciano. Self Digital: explorações acerca da construção do eu na Internet. 2008. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Psicologia Cognitiva, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2008.
Abstract: Freqüentemente observamos que as mídias em geral abordam as experiências dos usuários da internet em relação ao próprio eu , enfocando a questão numa perspectiva que desvincula as situações online das situações offline, revelando uma ruptura entre o eu presencial e o eu virtual. Atualmente, conforme algumas investigações já sugerem (WILLIAMS, 2006; WILSON, ATKINSON, 2005; VIETA, 2005), faz-se necessário adotar uma perspectiva integradora que considere o presencial e o virtual enquanto contínuos. Nesse caso, a presente pesquisa configura-se como uma tentativa de compreender a construção do eu na internet, focando nas interações semioticamente mediadas pelos usuários da mesma. Para tanto, destacarmos o papel da comunicação e das práticas sociais na constituição de um senso de self com ênfase no discurso. Nesse enquadre, o self surge como um autor [agente] multiposicionado (HERMANS, 2001; VALSINER, 2004, 2005), constituído por múltiplas vozes que dialogam entre si. É nessa autoria que o sujeito encontra-se implicado numa trama de significados e sentidos [enredo], indispensáveis à composição de uma identidade narrativa que, por sua vez, encontra na cultura, no socialmente instituído, o suporte necessário para apresentar e contrapor as múltiplas versões da relação desse sujeito com o ambiente e com os outros sociais. Considerando que no ambiente virtual corpo e mensagem estão entrelaçados, constituindo-se num evento em que o sujeito se apresenta como signo (PERES, 2007), buscamos contemplar, na análise dos dados, os aspectos de si que cada participante do estudo comunica presencial e virtualmente e como o faz em relação a uma audiência
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/8237
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Psicologia Cognitiva

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