Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/8858

Compartilhe esta página

Título: Nanopartículas de sílica com complexos de lantanídeos : sondas luminescentes para aplicações em imunoensaios ultra-sensíveis
Autor(es): BELIAN, Mônica Freire
Palavras-chave: Complexos de lantanídeos; Sílica de Stöber; Imunoensaios
Data do documento: 2004
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Freire Belian, Mônica; Alves Junior, Severino. Nanopartículas de sílica com complexos de lantanídeos : sondas luminescentes para aplicações em imunoensaios ultra-sensíveis. 2004. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Química, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2004.
Abstract: Visando a preparação de sondas luminescentes para aplicações em imunoensaios heterogêneos, foram sintetizados 36 compostos de coordenação de lantanídeos (Eu3+, Tb3+ e Gd3+) utilizando éteres coroa (12-coroa-4 e 15-coroa-5) e alguns ligantes bi e tridentados (bipiridina, fenantrolina e terpiridina), onde 30 destes ainda não descritos na literatura. Estes complexos foram caracterizados por análise elementar, ponto de fusão, análise termogravimétrica e métodos espectroscópicos (espectroscopia de absorção eletrônica, infravermelho, excitação e emissão). Os dados da análise elementar sugerem as fórmulas químicas propostas. O estudo espectroscópico revelou uma nova classe de compostos com vasta aplicabilidade devido a propriedades de sublimação, solubilidade e forte luminescência em meio aquoso. As moléculas de água presentes no [Ln(coroa).4H2O].3Cl], onde Ln = Eu3+, Tb3+ e Gd3+, coroa = 12-coroa-4 ou 15-coroa-5, foram substituídas por ligantes heterobi(tri)aris, como mostra os espectros na região do ultravioleta e infravermelho. Esta substituição foi feita com a finalidade de obter um sistema com alta solubilidade, estabilidade química e luminescência em meio aquoso. Apenas os sistemas Tb-coroaterpiridina mostraram estas propriedades, sugerindo uma promissora aplicação em ensaios imunológicos. Para usar os compostos em imunoensaios heterogêneos preparou-se partículas de sílica nanométricas em três tamanhos diferentes (60, 150 e 300 nm), e estas foram funcionalizadas a partir do sililante 3-aminopropil-trimetoxisilano (APTS)
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/8858
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo9264_1.pdf2,15 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons