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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/8947

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMEIRA, Luciano Rogério de Lemospt_BR
dc.contributor.authorOLIVEIRA, Robson Santos dept_BR
dc.date.accessioned2014-06-12T23:03:28Z
dc.date.available2014-06-12T23:03:28Z
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.citationSantos de Oliveira, Robson; Rogério de Lemos Meira, Luciano. Uso de marcas verbais para aspectos não-verbais da conversação em salas de bate-papo na internet. 2007. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Psicologia Cognitiva, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2007.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/8947
dc.description.abstractEste estudo propõe-se a analisar o uso dos marcadores verbais que representam alguns aspectos não-verbais da conversação em salas de bate-papo na internet e de que forma tais aspectos contribuem para a interação no diálogo realizado neste contexto, predominantemente verbal. É uma investigação sobre os processos de comunicação humana no contexto das novas tecnologias, especificamente em salas chats, considerando os aspectos psicológicos e sócio-culturais. Apoiamo-nos nas perspectivas etnometodológicas da Análise da Conversação e nos Princípios da Cooperação de Grice, fundamentadas numa abordagem interacional dos sujeitos que dialogam a partir de enunciados co-construídos, considerando-se os aspectos gestuais e o contexto. Realizouse uma etnografia virtual em salas de bate-papo, observando o uso dos marcadores verbais que representam alguns aspectos não-verbais da conversação (emoticons e expressões lexicais de onomatopéias, abreviações e entonações) e os efeitos dessa prática no diálogo construído. Aplicando-se as Máximas Conversacionais Gricianas a estas marcas verbais, verificou-se quais delas apresentaram maior transgressão ao Princípio da Cooperação, produzindo implicaturas. Os resultados ainda indicaram a emergência de novos emoticons criados pelos próprios usuários, bem como o processo de co-regulação e engajamento dos participantes nestas salas de bate-papo, semelhante a uma conversação face-a-face, embora os limites encontrados face à complexidade do estudo, sugerindo-se pesquisas futuras para algumas questões apresentadaspt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectChatspt_BR
dc.subjectAspectos não-verbaispt_BR
dc.subjectInteraçãopt_BR
dc.subjectAnálise da conversaçãopt_BR
dc.subjectMáximas conversacionais de Gricept_BR
dc.subjectEtnografia virtualpt_BR
dc.titleUso de marcas verbais para aspectos não-verbais da conversação em salas de bate-papo na internetpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Psicologia Cognitiva

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