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Título: Infância perdida, direitos negados: a persistência do trabalho infantil através da ideologia da educação pelo trabalho
Autor(es): Silva, Marcia Iara Costa da
Palavras-chave: Trabalho infantil; Ideologia; Proteção social; Criança; Adolescente
Data do documento: 31-Jan-2010
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Iara Costa da Silva, Marcia; Aline Albuquerque Costa, Anita. Infância perdida, direitos negados: a persistência do trabalho infantil através da ideologia da educação pelo trabalho. 2010. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Serviço Social, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2010.
Abstract: O estudo objetivou analisar os aspectos subjetivos que favorecem a persistência do trabalho infantil na Orla Lagunar de Maceió. Pressupõe-se que além das bases materiais fundamentadas na relação capital/trabalho existem aspectos ideológicos que, apoiados nas crenças, nos valores e na cultura, contribuem para a reprodução da ideologia da educação para o trabalho e para a persistência do trabalho infantil. A apropriação indevida dessa força de trabalho impede o processo de humanização de crianças e adolescentes além de afetar nos aspectos físico, intelectual e psicológico, impedindo o seu desenvolvimento integral. A metodologia privilegiou a análise da documentação de órgãos oficiais, documentários, observação, diário de campo, entrevistas e oficinas. Os sujeitos da pesquisa foram marisqueiras, pescadores e crianças e adolescentes da Orla Lagunar, técnicos e monitores do PETI, representante da colônia de pescadores, da Igreja, e lideranças locais. O lócus da pesquisa foi a favela Sururu de Capote. O resultado da pesquisa demonstrou que a ideologia da educação para o trabalho ainda é dominante no contexto das relações sociais e vem sendo reproduzida tanto no âmbito do planejamento e execução das ações de erradicação do trabalho infantil, como na subjetividade da classe trabalhadora, para a naturalização e a persistência do trabalho de crianças e adolescentes na atualidade
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/9418
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