Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/9709
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Weber, Silke | pt_BR |
dc.contributor.author | Rosa Marques, Luciana | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-06-12T23:15:48Z | - |
dc.date.available | 2014-06-12T23:15:48Z | - |
dc.date.issued | 2006 | pt_BR |
dc.identifier.citation | Rosa Marques, Luciana; Weber, Silke. A descentralização da gestão escolar e a formação de uma cultura democrática nas escolas públicas. 2006. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Sociologia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2006. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/9709 | - |
dc.description.abstract | Este estudo visa perceber os significados da gestão escolar democrática em escolas públicas, através de práticas discursivas e, assim, descobrir se as mudanças geradas pelas políticas de descentralização / democratização da educação podem contribuir na democratização da sociedade. Para tal, baseamo-nos no pensamento de Ernesto Laclau / Chantall Mouffe e Boaventura de Sousa Santos sobre a democracia radical e plural e a democracia participativa, respectivamente. Nosso objeto de estudo é a gestão escolar democrática, cuja unidade de análise é a política educacional de democratização, concretizada em Conselhos Escolares. O estudo empírico foi realizado em três escolas da rede pública municipal do Cabo de Santo Agostinho - Pernambuco, através de entrevistas, observações e análise documental. Nesta tese, consideramos que as práticas discursivas constroem significados à gestão de cada escola que seriam constitutivas de sua cultura. Percebemos que são veiculados conteúdos democráticos nas políticas educacionais. Verificamos, ainda, nas escolas estudadas, que a democracia vem se solidificando como uma prática política, baseada em relações horizontais, contribuindo, portanto, na formação política dos sujeitos sociais pertencentes ao espaço escolar | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Gestão Escolar | pt_BR |
dc.subject | Democracia | pt_BR |
dc.subject | Política Educacional | pt_BR |
dc.title | A descentralização da gestão escolar e a formação de uma cultura democrática nas escolas públicas | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Teses de Doutorado - Sociologia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
arquivo9273_1.pdf | 1,48 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons