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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorWANDERLEY, José Carlos Vieirapt_BR
dc.contributor.authorMACIEL, Maria José de Oliveirapt_BR
dc.date.accessioned2014-06-12T23:16:27Z
dc.date.available2014-06-12T23:16:27Z
dc.date.issued2004pt_BR
dc.identifier.citationJosé de Oliveira Maciel, Maria; Carlos Vieira Wanderley, José. Escuta, galera!: a violência nas escolas públicas da Região Metropolitana do Recife. 2004. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Sociologia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2004.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/9856
dc.description.abstractA tese analisa a problemática da violência nas escolas públicas brasileiras em uma amostra de 186 unidades de ensino estaduais e municipais da Região Metropolitana do Recife, mediante duas abordagens complementares: uma quantitativa e outra qualitativa. A primeira abordagem foi realizada utilizando as bases de dados da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e do Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco (SAEPE), ambas relativas ao ano de 2002. A Segunda abordagem foi efetivada mediante realização de grupos focais, constituídos por diretores de escolas compreendidas na amostra. A pesquisa foi conduzida prioritariamente sob um enfoque institucional, fazendo-se um contraponto entre o apreendido na literatura pertinente ao fenômeno da violência nas escolas e o verificado nas 186 instituições de ensino. Foram perscrutadas possíveis relações entre o fenômeno referido e seis aspectos relacionados à organização dessas instituições, quais sejam: condições de instalação do prédio escolar, condições de funcionamento dos recursos humanos, gestão escolar democrática, aparato de segurança, aparato de disciplina e relação escola-comunidade. Sem desconhecer que a violência nas escolas públicas está ligada a determinantes sociais da população que elas acolhem, os resultados sinalizam para o fato de que não obstante as limitações macroestruturais medidas adotadas no âmbito das instituições públicas de ensino podem repercutir na diminuição dos incidentes de violência em nossas escolaspt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCultura Políticapt_BR
dc.subjectViolênciapt_BR
dc.subjectParticipaçãopt_BR
dc.titleEscuta, galera!: a violência nas escolas públicas da Região Metropolitana do Recifept_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
Aparece en las colecciones: Teses de Doutorado - Sociologia

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