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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/9856

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Título: Escuta, galera!: a violência nas escolas públicas da Região Metropolitana do Recife
Autor(es): MACIEL, Maria José de Oliveira
Palavras-chave: Cultura Política; Violência; Participação
Data do documento: 2004
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: José de Oliveira Maciel, Maria; Carlos Vieira Wanderley, José. Escuta, galera!: a violência nas escolas públicas da Região Metropolitana do Recife. 2004. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Sociologia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2004.
Abstract: A tese analisa a problemática da violência nas escolas públicas brasileiras em uma amostra de 186 unidades de ensino estaduais e municipais da Região Metropolitana do Recife, mediante duas abordagens complementares: uma quantitativa e outra qualitativa. A primeira abordagem foi realizada utilizando as bases de dados da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e do Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco (SAEPE), ambas relativas ao ano de 2002. A Segunda abordagem foi efetivada mediante realização de grupos focais, constituídos por diretores de escolas compreendidas na amostra. A pesquisa foi conduzida prioritariamente sob um enfoque institucional, fazendo-se um contraponto entre o apreendido na literatura pertinente ao fenômeno da violência nas escolas e o verificado nas 186 instituições de ensino. Foram perscrutadas possíveis relações entre o fenômeno referido e seis aspectos relacionados à organização dessas instituições, quais sejam: condições de instalação do prédio escolar, condições de funcionamento dos recursos humanos, gestão escolar democrática, aparato de segurança, aparato de disciplina e relação escola-comunidade. Sem desconhecer que a violência nas escolas públicas está ligada a determinantes sociais da população que elas acolhem, os resultados sinalizam para o fato de que não obstante as limitações macroestruturais medidas adotadas no âmbito das instituições públicas de ensino podem repercutir na diminuição dos incidentes de violência em nossas escolas
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/9856
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Sociologia

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