Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/10062

Share on

Title: Representações Sociais e Empreendedorismo: o Significado do Termo para Alunos do Curso de Administração de Empresas
Authors: MATOS, Fátima Regina Ney
FELL, André Felipe de Albuquerque
Fell, Nilke Silvania Pizziolo
Rolim, Germana Ferreira
Issue Date: 14-Apr-2010
Publisher: VI EGEPE - ENCONTRO DE ESTUDOS SOBRE EMPREENDEDORISMO E GESTÃO DE PEQUENAS EMPRESAS
Citation: MATOS, F. R. N. et. al. . Representações Sociais e Empreendedorismo: o Significado do Termo para Alunos do Curso de Administração de Empresas. In: EGEPE - ENCONTRO DE ESTUDOS SOBRE EMPREENDEDORISMO E GESTÃO DE PEQUENAS EMPRESAS, 6., 2010, Recife, EGEPE, 2010.
Abstract: O objetivo deste trabalho foi identificar as representações sociais que os alunos do curso de graduação em administração de uma Instituição de Ensino Superior privada tem do termo empreendedorismo. No referencial teórico apresentou-se uma breve contextualização sobre empreendedorismo no Brasil e sobre a teoria das representações sociais. Foi feito um estudo exploratório com alunos matriculados nos períodos iniciais do curso de graduação em administração de empresas de uma faculdade particular na Região Metropolitana do Recife, utilizando-se como técnica de coleta o teste de evocação de palavras. Os resultados demonstram tão somente a percepção dos alunos, que indicaram como núcleo central as palavras substantivas: investimento, planejamento, criatividade, inovação e visão. Duas delas, criatividade e visão, foram consideradas qualidades pessoais intrínsecas ao empreendedor e os alunos entenderam que é a partir delas que se inicia a concepção de algo empreendedor.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/10062
Appears in Collections:Trabalhos de eventos (CAC)



This item is protected by original copyright



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.