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Título : Os modos de fabricação das campanhas eleitorais: Pernambuco (1950-1958)
Autor : Matta, Giuliana de Cássia Pinto da
Palabras clave : Pernambuco; Política; Campanhas eleitorais; Agências de publicidade
Fecha de publicación : 31-jul-2013
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Resumen : Este trabalho visa desnaturalizar os discursos que associaram as campanhas eleitorais a meros atos de ação político-ideológica, ou acordos partidários, entre os anos de 1950 e 1958, em Pernambuco. Durante este período as eleições sofriam influências diretas das praticas de mandonismo local, entretanto, é possível notar que estas práticas já não se mostravam suficientes para a vitória de um determinado candidato. Através da documentação analisada percebeu-se que era cada vez mais comum uma sistematização das campanhas eleitorais, com a contratação de profissionais de propaganda para elaborar músicas promocionais, cartazes ou oferecer diretrizes para a organização de comícios. Esta organização profissionalizou-se ao ponto de, em 1958 pela primeira vez, ser contratada uma agência de publicidade especificamente para a realização de uma campanha eleitoral.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11365
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - História

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