Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11602

Comparte esta pagina

Título : Simulação da Curva de Resfriamento da Zona Termicamente Afetada do Aço Api 5l X80 Soldado Pelo Processo Arame Tubular Auto Protegido
Autor : LIRA, Heronilton Mendes de
Palabras clave : API 5L X80; Soldagem; Zona Termicamente Afetada; Taxa de Resfriamento
Fecha de publicación : jul-2012
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : LIRA, Heronilton Mendes de. Simulação da curva de resfriamento da zona termicamente afetada do aço API 5L X80 soldado pelo processo arame tubular auto protegido. Recife, 2012. xii, 79 folhas : Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Pernambuco. CTG. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica, 2012.
Resumen : A simulação de curvas de resfriamento da zona termicamente afetada (ZTA) do aço API 5L X80 foi realizada com base nas taxas de resfriamento de soldas reais do processo arame tubular autoprotegido. Neste estudo, as amostras foram analisadas por macroscopia, microscopia óptica (MO) e microscopia eletrônica de varredura (MEV) para investigar os efeitos das condições de resfriamento sobre o ensaio de tração e de dureza Vickers. Um simulador termomecânico (STM) reproduziu por condução térmica e pressão de contato as diferentes condições termodinâmicas de pontos da ZTA e permitiu que os ciclos térmicos obtidos por soldas reais fossem aplicados a amostras do Aço API 5L X80. As microestruturas simuladas nas amostras se aproximaram da microestrutura da solda real, porém as taxas de resfriamento reais ocorreram a velocidades um pouco maiores do que aquelas obtidas pelo estudo. As amostras apresentaram uma estrutura com tendência de mistura da microscopia granular e acicular da ferrita como constituintes matrizes, e subestruturas dessas fases com características de austenita retida e martensita-austenita. De acordo com os ensaios de dureza e tração realizados, os valores de dureza, limite de escoamento e limite ruptura encontrados nas amostras foram menores do que aqueles apresentados pelo material como recebido, com destaque para o limite de escoamento que obteve valores da ordem de 50% do limite de escoamento do metal de base. Além disso, o perfil de dureza das amostras simuladas apresentou valores ligeiramente menores do que o apresentado pelas amostras das soldas reais.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11602
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Engenharia Mecânica

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Dissertação Heronilton Lira - Revisao Final.pdf4,39 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons