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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/13039
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | SILVA, Maria Betânia e | |
dc.contributor.author | SANTOS, Roberta de Paula | |
dc.date.accessioned | 2015-04-13T14:12:14Z | |
dc.date.available | 2015-04-13T14:12:14Z | |
dc.date.issued | 2014-03-14 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/13039 | |
dc.description.abstract | O presente texto busca investigar como se dá o uso da contextualização no ensino de arte praticado na rede municipal de Olinda. A contextualização é um dos eixos da Abordagem Triangular de ensino, sistematizada por Ana Mae Barbosa, e composta por mais duas ações mentais/sensoriais básicas: o fazer artístico e a leitura de imagem. As três ações se complementam formando um todo inseparável, não se deve estabelecer hierarquia, ordem de aproveitamento de cada uma delas nem as considerações a serem levadas em conta na ação da contextualização; se histórica, social, psicológica, antropológica, geográfica, biológica etc. Sendo este o objetivo central da pesquisa em tela: investigar as compreensões e usos da contextualização no ensino de arte pelos professores dos anos finais do Ensino Fundamental do município de Olinda. Para tanto foram investigadas 13 escolas da rede de ensino de Olinda, para a obtenção dos professores participantes. Estes chegaram ao número de três, atuantes em escolas distintas, onde foram consultados diários de classe de responsabilidade dos professores, colhidas fotografias tanto do ambiente escolar quanto de trabalhos produzidos pelos alunos, além de entrevistas com os docentes conferindo à pesquisa fontes orais de investigação. Além destes foram consultados três documentos oficiais da rede municipal, sendo a Proposta Curricular publicada em 1996, a Base Curricular vigente no município e o Estatuto do Magistério da mencionada rede de ensino, também a lista de escolas sob responsabilidade do poder municipal disponibilizada pela Secretaria de Educação de Olinda. Entre as conclusões chegada por esse estudo, a principal delas é que a utilização da contextualização pelos professores de Olinda se dá de maneira bastante heterogênea no que diz respeito às disciplinas aproveitadas pelos diferentes docentes. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Contextualizações | pt_BR |
dc.subject | Abordagem Triangular | pt_BR |
dc.subject | Rede Municipal de Olinda | pt_BR |
dc.title | Contextualizações no ensino de arte em Olinda, uma cidade educadora | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Artes Visuais |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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DISSERTAÇÃO Roberta de Paula Santos.pdf | 4,11 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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