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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/13039

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSILVA, Maria Betânia e
dc.contributor.authorSANTOS, Roberta de Paula
dc.date.accessioned2015-04-13T14:12:14Z
dc.date.available2015-04-13T14:12:14Z
dc.date.issued2014-03-14
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/13039
dc.description.abstractO presente texto busca investigar como se dá o uso da contextualização no ensino de arte praticado na rede municipal de Olinda. A contextualização é um dos eixos da Abordagem Triangular de ensino, sistematizada por Ana Mae Barbosa, e composta por mais duas ações mentais/sensoriais básicas: o fazer artístico e a leitura de imagem. As três ações se complementam formando um todo inseparável, não se deve estabelecer hierarquia, ordem de aproveitamento de cada uma delas nem as considerações a serem levadas em conta na ação da contextualização; se histórica, social, psicológica, antropológica, geográfica, biológica etc. Sendo este o objetivo central da pesquisa em tela: investigar as compreensões e usos da contextualização no ensino de arte pelos professores dos anos finais do Ensino Fundamental do município de Olinda. Para tanto foram investigadas 13 escolas da rede de ensino de Olinda, para a obtenção dos professores participantes. Estes chegaram ao número de três, atuantes em escolas distintas, onde foram consultados diários de classe de responsabilidade dos professores, colhidas fotografias tanto do ambiente escolar quanto de trabalhos produzidos pelos alunos, além de entrevistas com os docentes conferindo à pesquisa fontes orais de investigação. Além destes foram consultados três documentos oficiais da rede municipal, sendo a Proposta Curricular publicada em 1996, a Base Curricular vigente no município e o Estatuto do Magistério da mencionada rede de ensino, também a lista de escolas sob responsabilidade do poder municipal disponibilizada pela Secretaria de Educação de Olinda. Entre as conclusões chegada por esse estudo, a principal delas é que a utilização da contextualização pelos professores de Olinda se dá de maneira bastante heterogênea no que diz respeito às disciplinas aproveitadas pelos diferentes docentes.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectContextualizaçõespt_BR
dc.subjectAbordagem Triangularpt_BR
dc.subjectRede Municipal de Olindapt_BR
dc.titleContextualizações no ensino de arte em Olinda, uma cidade educadorapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Artes Visuais

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