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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/13039

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Título: Contextualizações no ensino de arte em Olinda, uma cidade educadora
Autor(es): SANTOS, Roberta de Paula
Palavras-chave: Contextualizações; Abordagem Triangular; Rede Municipal de Olinda
Data do documento: 14-Mar-2014
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: O presente texto busca investigar como se dá o uso da contextualização no ensino de arte praticado na rede municipal de Olinda. A contextualização é um dos eixos da Abordagem Triangular de ensino, sistematizada por Ana Mae Barbosa, e composta por mais duas ações mentais/sensoriais básicas: o fazer artístico e a leitura de imagem. As três ações se complementam formando um todo inseparável, não se deve estabelecer hierarquia, ordem de aproveitamento de cada uma delas nem as considerações a serem levadas em conta na ação da contextualização; se histórica, social, psicológica, antropológica, geográfica, biológica etc. Sendo este o objetivo central da pesquisa em tela: investigar as compreensões e usos da contextualização no ensino de arte pelos professores dos anos finais do Ensino Fundamental do município de Olinda. Para tanto foram investigadas 13 escolas da rede de ensino de Olinda, para a obtenção dos professores participantes. Estes chegaram ao número de três, atuantes em escolas distintas, onde foram consultados diários de classe de responsabilidade dos professores, colhidas fotografias tanto do ambiente escolar quanto de trabalhos produzidos pelos alunos, além de entrevistas com os docentes conferindo à pesquisa fontes orais de investigação. Além destes foram consultados três documentos oficiais da rede municipal, sendo a Proposta Curricular publicada em 1996, a Base Curricular vigente no município e o Estatuto do Magistério da mencionada rede de ensino, também a lista de escolas sob responsabilidade do poder municipal disponibilizada pela Secretaria de Educação de Olinda. Entre as conclusões chegada por esse estudo, a principal delas é que a utilização da contextualização pelos professores de Olinda se dá de maneira bastante heterogênea no que diz respeito às disciplinas aproveitadas pelos diferentes docentes.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/13039
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Artes Visuais

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