Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/15480

Comparte esta pagina

Título : SIGNIFICADOS DA VIOLÊNCIA PSICOLÓGICA E NEGLIGÊNCIA CONTRA A CRIANÇA PARA EDUCADORES DO ENSINO INFANTIL DE ESCOLAS PÚBLICA E PRIVADA
Autor : CÂNDIDO, Joice Luiza Alves
Palabras clave : Maus tratos infantis;; negligência; educação infantil;; saúde escolar;; pesquisa qualitativa
Fecha de publicación : 26-mar-2015
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Resumen : A violência constitui, mundialmente, um grave problema de saúde pública e as crianças entre 0 e 4 anos são as mais vulneráveis. Apesar da grande incidência da violência psicológica e da negligência, essas formas de violência são pouco discutidas nos diversos contextos em que a criança está inserida. A escola figura como lugar privilegiado para detecção de situações de violência, além de ser um espaço para a prevenção. Este trabalho objetiva compreender os significados da violência psicológica e negligência contra a criança para os educadores do ensino infantil de escolas públicas e privadas. Realizou-se uma pesquisa qualitativa em uma instituição de ensino pública e três privadas. Foram entrevistadas 14 professoras utilizando-se um roteiro de entrevista semiestruturado. Os dados foram analisados através da técnica de análise de conteúdo com apoio do software Atlas.ti. Os resultados foram agrupados em quatro categorias temáticas: a primeira categoria, Concepções sobre a violência, versou sobre o conceito e a tipologia da violência de maneira geral; a segunda, Concepções sobre a negligência, discorreu sobre conceito, local onde ocorre, agressores, sinais, causas e consequências desta violência; a terceira categoria, Concepções sobre a violência psicológica, abordou os mesmos aspectos, mas enfatizando a violência psicológica; a última categoria, Enfrentamento da violência, abordou o papel dos professores e da escola no enfrentamento e prevenção da violência, as dificuldades encontradas e as diferenças nas percepções sobre violência nos contextos das escolas públicas e privadas. As educadoras tiveram dificuldade em discorrer sobre a negligência e um possível cenário de subnotificações foi identificado nas falas. Faz-se importante que o educador tenha uma capacitação atitudinal em relação a estratégias de enfrentamento de cunho intersetorial para que ele possa ser capaz de identificar e intervir nessas situações.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/15480
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Saúde da Criança e do Adolescente

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Dissertação Joice.pdf3,32 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons