Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/16754

Share on

Title: Leitura recepcional do texto literário em WebQuest: possibilidade de concretização dos sentidos
Authors: ALBUQUERQUE, Ana Paula Moreira de
Keywords: Língua portuguesa – Estudo e ensino; Educação – Ferramentas de busca na Web.; Análise do discurso; Leitura.; Metalinguagem
Issue Date: 28-Jul-2015
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: Esta dissertação tem por objetivo analisar o horizonte de expectativas de alunos do 9º ano do ensino fundamental, diante da leitura de texto literário mediada por uma WebQuest, que conceba o leitor na recepção e explore possibilidades de construção de sentidos do texto literário. Para isso, fundamentamos a pesquisa em duas linhas na proposição de um trabalho com leitura literária: a leitura recepcional difundida pela Estética da Recepção (JAUSS, 1983, 2011; ISER, 1996, 1999); e uma proposta metodológica, a WebQuest,uma ferramenta educacional tecnológica que contempla uma formação em coerência com a nova relação do saber diante das transformações exigidas em tempo de cibercultura (LÉVY, 1999). Essa pesquisa-ação parte da limitação de leitura dos alunos, que, muitas vezes, não ultrapassam o plano denotado no linguístico do texto literário, para propor à leitura de A Nova Califórnia de Lima Barreto por meio da ferramenta mencionada, que é o instrumento para coleta do corpus que foi analisado. Os dados analisados mostraram que os alunos concretizaram significados do conto e mobilizaram informações dispostas por links de pesquisa na WQ para construir sentidos no texto lido, demonstrando uma mudança no horizonte de expectativas inicial da leitura.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/16754
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Letras (Profletras)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação Leitura recepcional do texto literário em WebQuest.pdf7,75 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons