Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/16754

Comparte esta pagina

Título : Leitura recepcional do texto literário em WebQuest: possibilidade de concretização dos sentidos
Autor : ALBUQUERQUE, Ana Paula Moreira de
Palabras clave : Língua portuguesa – Estudo e ensino; Educação – Ferramentas de busca na Web.; Análise do discurso; Leitura.; Metalinguagem
Fecha de publicación : 28-jul-2015
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Resumen : Esta dissertação tem por objetivo analisar o horizonte de expectativas de alunos do 9º ano do ensino fundamental, diante da leitura de texto literário mediada por uma WebQuest, que conceba o leitor na recepção e explore possibilidades de construção de sentidos do texto literário. Para isso, fundamentamos a pesquisa em duas linhas na proposição de um trabalho com leitura literária: a leitura recepcional difundida pela Estética da Recepção (JAUSS, 1983, 2011; ISER, 1996, 1999); e uma proposta metodológica, a WebQuest,uma ferramenta educacional tecnológica que contempla uma formação em coerência com a nova relação do saber diante das transformações exigidas em tempo de cibercultura (LÉVY, 1999). Essa pesquisa-ação parte da limitação de leitura dos alunos, que, muitas vezes, não ultrapassam o plano denotado no linguístico do texto literário, para propor à leitura de A Nova Califórnia de Lima Barreto por meio da ferramenta mencionada, que é o instrumento para coleta do corpus que foi analisado. Os dados analisados mostraram que os alunos concretizaram significados do conto e mobilizaram informações dispostas por links de pesquisa na WQ para construir sentidos no texto lido, demonstrando uma mudança no horizonte de expectativas inicial da leitura.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/16754
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Letras (Profletras)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Dissertação Leitura recepcional do texto literário em WebQuest.pdf7,75 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons