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Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/16769

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Título : A espiritualidade na perspectiva transpessoal: contribuições para repensar o sujeito da educação
Autor : SILVA, Sidney Carlos Rocha da
Palabras clave : Espiritualidade; Perspectiva Transpessoal; Subjetividade; Educação
Fecha de publicación : 27-abr-2015
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Resumen : Essa dissertação aborda a relação entre educação e espiritualidade no âmbito da chamada Perspectiva Transpessoal. O objetivo mais amplo da pesquisa que possibilitou delinear nosso objeto de estudo consistiu em apreender a emergência da noção de espiritualidade no campo acadêmico brasileiro, em geral, e na educação, em particular, tomando como ponto de referência o campo de estudos e práticas da Perspectiva Transpessoal. Mais especificamente, procuramos analisar os usos da noção de espiritualidade e suas contribuições para o debate em torno da formação do sujeito da educação. O processo de análise seguiu as orientações da genealogia ética foucaultiana, através de uma pesquisa teórica de caráter bibliográfico. Os resultados iniciais evidenciaram que o termo espiritualidade, no contexto da Perspectiva Transpessoal, acolhe um espectro heterogêneo de definições e significados. Embora o termo esteja gradativamente se tornando uma noção nuclear nessa abordagem parece ainda não se apresentar como um conceito claramente delineado. Nessa direção, a análise apontou o uso de quatro noções nucleares de espiritualidade: (1) a espiritualidade como o não religioso; (2) a espiritualidade como experiência transformadora; (3) a espiritualidade como cultivo de valores humanos fundamentais; (4) a espiritualidade como visão integral. Assim, tudo indica que, desde a Perspectiva Transpessoal, não podemos falar em espiritualidade, no singular, mas em espiritualidades. Ao mesmo tempo, cada uso delimitado da noção contém implicações específicas para o campo da educação, desdobrando compreensões próprias sobre o educador, o educando e a tarefa da educação. Assim, cada noção de espiritualidade apreendida permite pensar diferentemente a condição humana e a tarefa pedagógica. Concluímos então que, mesmo não gozando ainda do estatuto de um conceito, a pluralidade de enfoques e usos da noção de espiritualidade na Perspectiva Transpessoal pode elucidar os sentidos vigentes da formação do sujeito da educação na contemporaneidade. Ao mesmo tempo, a espiritualidade evocada dimensiona uma visão integral e multidimensional que permite explorar os potenciais imanentes e transcendentes da condição humana, tendo em vista a formação de sujeitos autônomos, críticos e realizados. Essa situação indica o potencial aberto e ainda pouco explorado das relações entre educação e espiritualidade.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/16769
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação

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