Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17727

Compartilhe esta página

Título: Metais pesados em sedimento, cascas de ovos e sangue de tartarugas marinhas da espécie Eretmochelys imbricata (Linnaeus, 1766)
Autor(es): SIMÕES, Thyara Noely
Palavras-chave: Conservação; poluição marinha; elementos traços; tartaruga de pente; Conservation; trace elements; marine pollution; hawksbill turtle
Data do documento: 16-Mar-2016
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: Neste estudo, sangue de fêmeas, cascas de ovos e sedimento do ninho de tartarugas Eretmochelys imbricata coletados durante o período reprodutivo, foram analisados por Fluorescência de Raios X para determinar a presença e as concentrações de Ni, Co, Cu, Hg, Pb e Cr e sua possíveis interferências em alguns aspectos reprodutivos. Todos os elementos foram detectados em baixas concentrações. O Ni foi o elemento encontrado em maiores concentrações nas três matrizes; enquanto o Hg foi encontrado em menores concentrações. As análises demonstraram relação positiva (p<0,05) entre o número de ovos que não eclodiram e a concentração de Cu e Pb no sangue. No entanto, os metais não tiveram influência na produção dos ovos nem na mortalidade dos neonatos; tampouco houve relação direta na transferência materna para as cascas. Assim, metais pesados podem ter alguma influência na reprodução da espécie, mesmo em baixas concentrações. Em concentrações maiores, estes poluentes podem ser importantes limitantes da reprodução de tartarugas marinhas.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17727
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Saúde Humana e Meio Ambiente

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Thyara Noely Simoes.pdf1,57 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons