Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18146

Compartilhe esta página

Título: Análise descritiva do nível de conhecimento tático declarativo em levantadores de voleibol
Autor(es): LIMA, Bruna Thaysa Maciel de
Palavras-chave: Voleibol; Conhecimento Tático Declarativo; Esporte Coletivo; Levantador
Data do documento: 20-Fev-2015
Citação: LIMA, B. T. M.
Abstract: O conhecimento tático nos Jogos Esportivos Coletivos (JEC) é essencial na compreensão do jogo, pois permite que o atleta tome decisões inteligentes durante a partida. No voleibol, o levantador é considerado o cérebro da equipe, devido a sua responsabilidade nas decisões no jogo. O objetivo do estudo é identificar diferentes respostas quanto ao nível de conhecimento tático declarativo (CTD) em levantadores de voleibol por idade e gênero. Será aplicado um protocolo específico para esta modalidade já validado. O teste contém 14 cenas envolvendo a decisão do levantador. Os atletas tiveram que decidir qual a melhor solução e o justificar o porquê dessa decisão. A coleta foi feita apenas uma vez para verificar a influência do tempo de prática sobre os níveis de CTD dos atletas. Com os achados encontramos valores de baixos níveis de CTD. Os atletas tiveram uma média de 6,6, níveis consideravelmente baixos e um tempo de prática com média de 5 anos. De acordo com esses resultados, concluímos que o tempo de prática tem influencia direta com os níveis de conhecimento tático declarativo, e a qualidade da prática também é essencial para melhorar a inteligência e criatividade dos atletas durante situações de jogo.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18146
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Educação Física (Bacharelado)

Arquivos associados a este item:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
LIMA, Bruna Thaysa Maciel de.pdf857,95 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons