Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18146
Compartilhe esta página
Título: | Análise descritiva do nível de conhecimento tático declarativo em levantadores de voleibol |
Autor(es): | LIMA, Bruna Thaysa Maciel de |
Palavras-chave: | Voleibol; Conhecimento Tático Declarativo; Esporte Coletivo; Levantador |
Data do documento: | 20-Fev-2015 |
Citação: | LIMA, B. T. M. |
Abstract: | O conhecimento tático nos Jogos Esportivos Coletivos (JEC) é essencial na compreensão do jogo, pois permite que o atleta tome decisões inteligentes durante a partida. No voleibol, o levantador é considerado o cérebro da equipe, devido a sua responsabilidade nas decisões no jogo. O objetivo do estudo é identificar diferentes respostas quanto ao nível de conhecimento tático declarativo (CTD) em levantadores de voleibol por idade e gênero. Será aplicado um protocolo específico para esta modalidade já validado. O teste contém 14 cenas envolvendo a decisão do levantador. Os atletas tiveram que decidir qual a melhor solução e o justificar o porquê dessa decisão. A coleta foi feita apenas uma vez para verificar a influência do tempo de prática sobre os níveis de CTD dos atletas. Com os achados encontramos valores de baixos níveis de CTD. Os atletas tiveram uma média de 6,6, níveis consideravelmente baixos e um tempo de prática com média de 5 anos. De acordo com esses resultados, concluímos que o tempo de prática tem influencia direta com os níveis de conhecimento tático declarativo, e a qualidade da prática também é essencial para melhorar a inteligência e criatividade dos atletas durante situações de jogo. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18146 |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Educação Física (Bacharelado) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LIMA, Bruna Thaysa Maciel de.pdf | 857,95 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons