Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/19463

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorVOSS, Rita de Cássia Ribeiro-
dc.contributor.authorHORA FILHO, Edmilton Amaro da-
dc.date.accessioned2017-07-10T14:38:41Z-
dc.date.available2017-07-10T14:38:41Z-
dc.date.issued2016-05-20-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/19463-
dc.description.abstractA presente dissertação é referente aos resultados e conclusão do curso de Mestrado em Educação da Universidade Federal de Pernambuco (PPGE-UFPE) e tem o objetivo de desenvolver uma abordagem sobre a tradição religiosa do Candomblé Angola. Nosso objetivo é o de contribuir para a discussão sobre a ecopedagogia e a reforma do pensamento. Considerando que separação entre homem e meio levou à insustentabilidade. As estratégias de reverter o quadro de degradação não podem se sustentar apenas em ideologias formuladas no próprio seio da ciência tradicionalmente estabelecida. Sabendo que a ecopedagogia propõe um novo olhar sobre a educação e sendo este olhar mais global acaba resultando em uma nova maneira de ser e de estar no mundo. Para isto, identificamos elementos sistêmicos na narrativa de Tata Tawálokesirê e nos principais elementos da tradição do Candomblé Angola com o intuito de compor um modelo ecopedagógico a partir desta tradição religiosa. O terreiro pesquisado é o “INZO IA NZAMBI, DIULO DIA MUKONGO UA MIXITU”. Não é possível ligar diretamente o candomblé e o ambientalismo até pelo fato de que o candomblé compreende uma religião e ambientalismo compreende uma corrente política/filosófica. Porém, existe um modelo cognitivo, uma forma de pensar que pode religar homem/meio ambiente estudando as representações fundamentais e atitudes rituais.pt_BR
dc.description.sponsorshipFACEPEpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCandomblé Angolapt_BR
dc.subjectMeio ambientept_BR
dc.subjectEcopedadogiapt_BR
dc.subjectCandomblé Angolapt_BR
dc.subjectEnvironmentpt_BR
dc.subjectEcopedadogiapt_BR
dc.titleEcopedagogia no terreiro de Candomblé Angolapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4933465694751176pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7065016480263800pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacaopt_BR
dc.description.abstractxThe present dissertation is regarding the results and conclusion of the course of Master's degree in Education of the Federal University of Pernambuco (PPGE-UFPE) and it has the objective of developing an approach about religious tradition Candomblé Angola's. Our objective is it of contributing for the discussion on the ecopedagogia and the reform of the thought. Considering that separation among man and environment took to the unsustainable. The strategies of reverting the degradation picture cannot just be sustained in ideologies formulated in the birthplace of the science traditionally established. Knowing that the ecopedagogia proposes a new to look at about the education and being this look more global provokes one new form to be and be in the world. To that, we identified systemic elements in Tata Tawálokesirê's narrative and in the main elements of the Candomblé Angola’s tradition with the intention of composing a model ecopedagógico starting from this religious tradition. The garden researched is "INZO WENT NZAMBI, DIULO DIA MUKONGO UA MIXITU." It is not possible to connect the candomblé and the environmentalism directly even for the fact that the candomblé's refers a religion and the environmentalism's refers a political / philosophical current. However, there is a cognitive model, one form of thought's may reconnect environment/ man. Studying the fundamental representations and rituals attitudes.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ECOPEDAGOGIA NO TERREIRO DE CANDOMBLÉ ANGOLA.pdf2,71 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons