Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/19463
Share on
Title: | Ecopedagogia no terreiro de Candomblé Angola |
Authors: | HORA FILHO, Edmilton Amaro da |
Keywords: | Candomblé Angola; Meio ambiente; Ecopedadogia; Candomblé Angola; Environment; Ecopedadogia |
Issue Date: | 20-May-2016 |
Publisher: | Universidade Federal de Pernambuco |
Abstract: | A presente dissertação é referente aos resultados e conclusão do curso de Mestrado em Educação da Universidade Federal de Pernambuco (PPGE-UFPE) e tem o objetivo de desenvolver uma abordagem sobre a tradição religiosa do Candomblé Angola. Nosso objetivo é o de contribuir para a discussão sobre a ecopedagogia e a reforma do pensamento. Considerando que separação entre homem e meio levou à insustentabilidade. As estratégias de reverter o quadro de degradação não podem se sustentar apenas em ideologias formuladas no próprio seio da ciência tradicionalmente estabelecida. Sabendo que a ecopedagogia propõe um novo olhar sobre a educação e sendo este olhar mais global acaba resultando em uma nova maneira de ser e de estar no mundo. Para isto, identificamos elementos sistêmicos na narrativa de Tata Tawálokesirê e nos principais elementos da tradição do Candomblé Angola com o intuito de compor um modelo ecopedagógico a partir desta tradição religiosa. O terreiro pesquisado é o “INZO IA NZAMBI, DIULO DIA MUKONGO UA MIXITU”. Não é possível ligar diretamente o candomblé e o ambientalismo até pelo fato de que o candomblé compreende uma religião e ambientalismo compreende uma corrente política/filosófica. Porém, existe um modelo cognitivo, uma forma de pensar que pode religar homem/meio ambiente estudando as representações fundamentais e atitudes rituais. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/19463 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado - Educação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ECOPEDAGOGIA NO TERREIRO DE CANDOMBLÉ ANGOLA.pdf | 2,71 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License