Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/19463

Comparte esta pagina

Título : Ecopedagogia no terreiro de Candomblé Angola
Autor : HORA FILHO, Edmilton Amaro da
Palabras clave : Candomblé Angola; Meio ambiente; Ecopedadogia; Candomblé Angola; Environment; Ecopedadogia
Fecha de publicación : 20-may-2016
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Resumen : A presente dissertação é referente aos resultados e conclusão do curso de Mestrado em Educação da Universidade Federal de Pernambuco (PPGE-UFPE) e tem o objetivo de desenvolver uma abordagem sobre a tradição religiosa do Candomblé Angola. Nosso objetivo é o de contribuir para a discussão sobre a ecopedagogia e a reforma do pensamento. Considerando que separação entre homem e meio levou à insustentabilidade. As estratégias de reverter o quadro de degradação não podem se sustentar apenas em ideologias formuladas no próprio seio da ciência tradicionalmente estabelecida. Sabendo que a ecopedagogia propõe um novo olhar sobre a educação e sendo este olhar mais global acaba resultando em uma nova maneira de ser e de estar no mundo. Para isto, identificamos elementos sistêmicos na narrativa de Tata Tawálokesirê e nos principais elementos da tradição do Candomblé Angola com o intuito de compor um modelo ecopedagógico a partir desta tradição religiosa. O terreiro pesquisado é o “INZO IA NZAMBI, DIULO DIA MUKONGO UA MIXITU”. Não é possível ligar diretamente o candomblé e o ambientalismo até pelo fato de que o candomblé compreende uma religião e ambientalismo compreende uma corrente política/filosófica. Porém, existe um modelo cognitivo, uma forma de pensar que pode religar homem/meio ambiente estudando as representações fundamentais e atitudes rituais.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/19463
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ECOPEDAGOGIA NO TERREIRO DE CANDOMBLÉ ANGOLA.pdf2,71 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons