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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/20188
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Título : | A relação entre assessores e trabalhadores rurais: limites e possibilidades de uma relação democrática |
Autor : | SILVA, Eliana Andrade da |
Palabras clave : | Assessores. Trabalhadores rurais. Questão agrária.; Conseillers. Agriculteurs. Question agraire. |
Fecha de publicación : | 22-ago-2002 |
Editorial : | Universidade Federal de Pernambuco |
Resumen : | No contexto da reestruturação produtiva e do avanço do projeto neoliberal no Brasil, as políticas públicas destinadas a Questão Agrária tem sido fortemente impactadas, tendo em vista a Reforma do Estado. É nessa realidade que se insere este estudo o qual enfoca a relação entre assessores e trabalhadores (as) rurais. Buscamos identificar se o processo de capacitação realizado pelos assessores junto a esses (as) trabalhadores (as) contribui para construção de relações democráticas ou para reproduzir e aprofundar as relações de dependência e subalternidade dos (as) mesmos (as). Nossa unidade impírica de análise foi o assentamento Lagoa Nova, Riachuelo/RN. Os instrumentos utilizados no processo de coleta de dados foram entrevistas semi-estruturadas com os (as) trabalhadores (as) observação, consulta a documentos da COOLAGOANOVA, sistematização do diário de Campo, assim, como relatórios de atividades elaboradas pelos assessores. As principais categorias utilizadas foram a noção de Intelectual e Educação Politécnica, com base no pensamento Gramsciano. Os resultados da pesquisa revelam que a relação que se processa entre assessores e trabalhadores (as) é uma relação contraditória e que durante a capacitação podem ser exercitadas tanto relações de democráticas como podem ser reproduzidas e fortalecidas as relações de poder vigentes na sociedade. A capacitação pode contribuir para que os (as) trabalhadores (as) elaborem uma nova visão de mundo e superem o momento econômico-corporativo, o que pode colaborar com a tomada de consciência acerca de sua identidade de classe social. A vivência de relações democráticas apenas será possível se a capacitação for implementada com base na concepção de Educação Politécnica, de forma que haja articulação entre conteúdos técnicos, as práticas políticas de classe dos (as) trabalhadores (as) e o fortalecimento de suas organizações, possibilitando-lhes realizar uma reforma moral e intelectual na sociedade, contribuindo também para que se torne classe social dirigente. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/20188 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Serviço Social |
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