Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/21138
Compartilhe esta página
Título: | Modos de ver: a imagem do proletariado através do fotodocumentarismo |
Autor(es): | WANDERLEI, Ludimilla Carvalho |
Palavras-chave: | Fotografia documental; Representação; Proletariado; Documentary photography; Representation; Proletariat |
Data do documento: | 24-Fev-2016 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Abstract: | Esta dissertação analisa a representação do proletariado na fotografia documental. O conceito referenciado na teoria marxista se refere ao grupo de indivíduos que representam a força de trabalho numa conjuntura econômica capitalista. Nossa ideia é estabelecer uma análise comparativa entre fotografias produzidas por August Sander (18761964), Sebastião Salgado (1944- ), Gilles Sabrié (1964- ) e Giulio Piscitelli (1981- ), articulando o eixo temático e as disputas políticas, estéticas, institucionais e conceituais envolvidas nos debates que forjaram definições e caminhos para o próprio campo documental (mapeando constâncias e possíveis rupturas), e identificando ainda referências presentes nas imagens que estão associadas a paradigmas dos séculos XIX, XX e XXI. A partir disso, esperamos compreender as questões implicadas nas diferentes maneiras de construir representações do proletariado, e o que tais representações fotográficas nos dizem a respeito desse grupo social. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/21138 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Comunicação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
dissertaçao.pdf | 7,26 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons