Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/21138
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SILVA JUNIOR, José Afonso da | - |
dc.contributor.author | WANDERLEI, Ludimilla Carvalho | - |
dc.date.accessioned | 2017-09-01T13:21:04Z | - |
dc.date.available | 2017-09-01T13:21:04Z | - |
dc.date.issued | 2016-02-24 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/21138 | - |
dc.description.abstract | Esta dissertação analisa a representação do proletariado na fotografia documental. O conceito referenciado na teoria marxista se refere ao grupo de indivíduos que representam a força de trabalho numa conjuntura econômica capitalista. Nossa ideia é estabelecer uma análise comparativa entre fotografias produzidas por August Sander (18761964), Sebastião Salgado (1944- ), Gilles Sabrié (1964- ) e Giulio Piscitelli (1981- ), articulando o eixo temático e as disputas políticas, estéticas, institucionais e conceituais envolvidas nos debates que forjaram definições e caminhos para o próprio campo documental (mapeando constâncias e possíveis rupturas), e identificando ainda referências presentes nas imagens que estão associadas a paradigmas dos séculos XIX, XX e XXI. A partir disso, esperamos compreender as questões implicadas nas diferentes maneiras de construir representações do proletariado, e o que tais representações fotográficas nos dizem a respeito desse grupo social. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CNPQ | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Fotografia documental | pt_BR |
dc.subject | Representação | pt_BR |
dc.subject | Proletariado | pt_BR |
dc.subject | Documentary photography | pt_BR |
dc.subject | Representation | pt_BR |
dc.subject | Proletariat | pt_BR |
dc.title | Modos de ver: a imagem do proletariado através do fotodocumentarismo | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/2779652527283250 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2687254184338962 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Comunicacao | pt_BR |
dc.description.abstractx | This dissertation examines the representation of the proletariat in documentary photography. The concept referenced in Marxist theory refers to the group of individuals who represent the workforce in a capitalist economic environment. Our idea is to establish a comparative analysis of photographs produced by August Sander(1876-1964), Sebastião Salgado (1944- ), Gilles Sabrié (1964- ) e Giulio Piscitelli (1981- ), linking the main theme to political, aesthetic, institutional and conceptual debates involved in discussions about definitions of documentary photography (showing what remains and some possible breaks), and also identifying in those images, some references related to 19th, 20th and 21th century paradigms. This way we hope to understand issues involved in different ways to construct representations of the proletariat, and what these photographic representations can tell us about that social group. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Comunicação |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
dissertaçao.pdf | 7,26 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons