Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/21138

Comparte esta pagina

Título : Modos de ver: a imagem do proletariado através do fotodocumentarismo
Autor : WANDERLEI, Ludimilla Carvalho
Palabras clave : Fotografia documental; Representação; Proletariado; Documentary photography; Representation; Proletariat
Fecha de publicación : 24-feb-2016
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Resumen : Esta dissertação analisa a representação do proletariado na fotografia documental. O conceito referenciado na teoria marxista se refere ao grupo de indivíduos que representam a força de trabalho numa conjuntura econômica capitalista. Nossa ideia é estabelecer uma análise comparativa entre fotografias produzidas por August Sander (18761964), Sebastião Salgado (1944- ), Gilles Sabrié (1964- ) e Giulio Piscitelli (1981- ), articulando o eixo temático e as disputas políticas, estéticas, institucionais e conceituais envolvidas nos debates que forjaram definições e caminhos para o próprio campo documental (mapeando constâncias e possíveis rupturas), e identificando ainda referências presentes nas imagens que estão associadas a paradigmas dos séculos XIX, XX e XXI. A partir disso, esperamos compreender as questões implicadas nas diferentes maneiras de construir representações do proletariado, e o que tais representações fotográficas nos dizem a respeito desse grupo social.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/21138
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Comunicação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
dissertaçao.pdf7,26 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons