Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/21138
Comparte esta pagina
Título : | Modos de ver: a imagem do proletariado através do fotodocumentarismo |
Autor : | WANDERLEI, Ludimilla Carvalho |
Palabras clave : | Fotografia documental; Representação; Proletariado; Documentary photography; Representation; Proletariat |
Fecha de publicación : | 24-feb-2016 |
Editorial : | Universidade Federal de Pernambuco |
Resumen : | Esta dissertação analisa a representação do proletariado na fotografia documental. O conceito referenciado na teoria marxista se refere ao grupo de indivíduos que representam a força de trabalho numa conjuntura econômica capitalista. Nossa ideia é estabelecer uma análise comparativa entre fotografias produzidas por August Sander (18761964), Sebastião Salgado (1944- ), Gilles Sabrié (1964- ) e Giulio Piscitelli (1981- ), articulando o eixo temático e as disputas políticas, estéticas, institucionais e conceituais envolvidas nos debates que forjaram definições e caminhos para o próprio campo documental (mapeando constâncias e possíveis rupturas), e identificando ainda referências presentes nas imagens que estão associadas a paradigmas dos séculos XIX, XX e XXI. A partir disso, esperamos compreender as questões implicadas nas diferentes maneiras de construir representações do proletariado, e o que tais representações fotográficas nos dizem a respeito desse grupo social. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/21138 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Comunicação |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
dissertaçao.pdf | 7,26 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons