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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/21304

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Title: O jornalismo independente no Brasil e a busca da credibilidade perdida
Other Titles: O jornalismo digital independente no Brasil e a busca da credibilidade perdida
Authors: LACERDA, Daniela Maria de
Keywords: Crise do jornalismo; Jornalismo pós-industrial; Jornalismo digital; Jornalismo independente
Issue Date: 29-Feb-2016
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: A sociedade em rede trouxe uma superlativa liberdade de produção e compartilhamento de informações. Aliado a uma grave recessão econômica, esse fenômeno desencadeou uma grave crise na indústria midiática e impulsionou o surgimento de instituições jornalísticas digitais sem fins lucrativos, a serviço do interesse público. Nosso objetivo é analisar esse movimento no Brasil, identificando se e como essas organizações – criadas no início do século 21 no lastro da crise conceitual e financeira da grande imprensa – apresentam soluções para essa problemática e reconfiguram a prática do jornalismo no país. Tomamos como objeto de estudo seis projetos com declarada independência de anunciantes e foco em direitos essenciais da população: Amazônia Real, Cidades para Pessoas, InfoAmazonia, Jornalistas Livres, Marco Zero Conteúdo e Ponte. Avaliamos qualitativamente composição, atuação e produção desses grupos com base em questionários online respondidos pelos fundadores e na análise crítica de seus sites e páginas no Facebook. Como referencial teórico, partimos de estudos sobre inovação na mídia (JENKINS, 2009; LEWIS, 2015), a aceleração das transformações sociais (ROSA, 2009) e o impacto dessas revoluções em looping na comunicação (ANDERSON, BELL E SHIRKY, 2012; KOVACH E ROSENSTIEL, 2014; TENENBOIMWEINBLATT E ZELIZER, 2014). Constatamos que o jornalismo digital independente no Brasil recorre às tecnologias do presente para resgatar valores e procedimentos estruturadores da profissão no passado – sacrificados pela indústria midiática nas últimas décadas do século 20. O maior desafio: criar modelos de negócio sustentáveis.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/21304
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Comunicação

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