Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/24250
Compartilhe esta página
Título: | Objetos educacionais digitais: contexto e aplicação prática em ambiente de ensino |
Autor(es): | LAMEIRA, Gregorio Bacelar |
Palavras-chave: | Objetos educacionais digitais; Teoria da atividade; Design da informação |
Data do documento: | 27-Out-2016 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Abstract: | Este trabalho visa analisar e discutr se existe e como se dá a compreensão após a utlização de objetos educacionais digitais (OEDs) por estudantes do ensino médio de uma escola pública de referência no Recife. Esses objetos estão incluídos nas obras de Física da Editora Átca do tpo 1 (digital e impressa), aprovadas no Programa Nacional do Livro Didátco de 2015. Volta-se a uma análise comparatva dos dois suportes, mas tem no digital os OEDs como base de diferenciação. Dentre os elementos utlizados para as análises e discussão estão aspectos relacionados à Teoria da Atvidade (TA). Dentre os pressupostos, está o de que quando os OEDs apresentam problemas conceituais e de estrutura informacional, eles deixam de ser utlizados pelos professores e alunos, que passam a buscar novas ferramentas a fm de traduzir conteúdos complexos em informação e conhecimento. Ademais, de que se cria a cultura por parte desses dois atores de que grande parte do material produzido para fns educacionais não é bem concebida, apresentando, além de problemas de relevância do conteúdo, falhas de comunicação com o contexto em que estão inseridos, como ludicidade ou sobriedade voltadas a públicos com faixas etárias e gostos distntos. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/24250 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Design |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Gregório Bacelar Lameira.pdf | 13,22 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons