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Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/24328

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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorCEBALLOS, Albanita Gomes da Costa de-
dc.contributor.authorNERI, Luana Valeriano-
dc.date.accessioned2018-04-16T22:47:50Z-
dc.date.available2018-04-16T22:47:50Z-
dc.date.issued2014-03-17-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/24328-
dc.description.abstractA violência escolar é um fenômeno complexo que traz muitas repercussões para todos os indivíduos envolvidos. Seu efeito sobre os estudantes vem sendo bem investigado, no entanto são poucas as entidades que voltam seus esforços para compreender as consequências dos eventos violentos para os profissionais docentes. A presente pesquisa tem como objetivos retratar o cenário da violência na escola e conhecer a associação entre a violência e as condições de trabalho e de saúde geral de professores em um município da Região Metropolitana do Recife (RMR) em Pernambuco – Brasil. Esse é um estudo de caráter descritivo transversal realizado no período de agosto a outubro de 2011 com professores do quadro de docentes do ensino fundamental de um município da RMR. Durante as atividades de educação continuada, os docentes responderam a um questionário que abordava aspectos sociodemográficos, condições de trabalho, saúde geral e relatos de situações de violência vivenciadas na escola e em seus arredores. Fizeram parte da amostra 525 docentes, dos quais 73,9% afirmaram ter vivenciado alguma situação de violência na escola e 87,6% relatam ter presenciado algum episódio violento nos arredores da escola. Dentro da escola e em seus arredores, a forma de violência mais comum foi a agressão verbal (42,9% e 75,1%, respectivamente). A iluminação, a acústica, o mobiliário e a ventilação inadequados demonstraram possuir relação com a violência dentro da escola bem como os problemas circulatórios, digestórios e as alterações vocais. Os resultados obtidos apontam que a elevação dos índices de violência e as precárias condições de trabalho tornam os professores mais vulneráveis a problemas de saúde.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectViolênciapt_BR
dc.subjectSaúde do Trabalhadorpt_BR
dc.subjectDocentespt_BR
dc.titleA violência na escola e a sua relação com fatores de saúde geral e condições de trabalho de professorespt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7446890106576991pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4293171936121469pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Saude Coletivapt_BR
dc.description.abstractxThe school violence is a complex phenomenon that brings many repercussions for all individuals involved. Its effect on students has been well investigated, however there are few entities that turn their efforts to understand the consequences of violent events for professional teachers. This research aims to show the scene of violence in the school and meet the association between violence and working conditions and overall health teacher in a city of Recife Metropolitan Region (RMR) in Pernambuco - Brazil. This is a descriptive cross-sectional study conducted in the period August-October 2011 with teachers framework for teaching elementary school in a city in RMR. During activities of continuing education, the teachers completed a questionnaire that addressed sociodemographic characteristics, working conditions, general health and reports of situations experienced violence at school and in their neighborhood. The sample consisted of 525 teachers, of whom 73.9% reported having experienced a situation of violence in school and 87.6% reported having witnessed a violent incident outside the school. Within the school and its surroundings, the most common form of violence was verbal aggression (42.9% and 75.1%, respectively). The lighting, acoustics, furniture and inadequate ventilation have demonstrated relation to violence within the school as well as circulatory problems, digestive and vocal. The results suggest that elevated levels of violence and precarious work conditions make teachers more vulnerable to health problems.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Saúde Coletiva

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