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Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/24328

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Título : A violência na escola e a sua relação com fatores de saúde geral e condições de trabalho de professores
Autor : NERI, Luana Valeriano
Palabras clave : Violência; Saúde do Trabalhador; Docentes
Fecha de publicación : 17-mar-2014
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Resumen : A violência escolar é um fenômeno complexo que traz muitas repercussões para todos os indivíduos envolvidos. Seu efeito sobre os estudantes vem sendo bem investigado, no entanto são poucas as entidades que voltam seus esforços para compreender as consequências dos eventos violentos para os profissionais docentes. A presente pesquisa tem como objetivos retratar o cenário da violência na escola e conhecer a associação entre a violência e as condições de trabalho e de saúde geral de professores em um município da Região Metropolitana do Recife (RMR) em Pernambuco – Brasil. Esse é um estudo de caráter descritivo transversal realizado no período de agosto a outubro de 2011 com professores do quadro de docentes do ensino fundamental de um município da RMR. Durante as atividades de educação continuada, os docentes responderam a um questionário que abordava aspectos sociodemográficos, condições de trabalho, saúde geral e relatos de situações de violência vivenciadas na escola e em seus arredores. Fizeram parte da amostra 525 docentes, dos quais 73,9% afirmaram ter vivenciado alguma situação de violência na escola e 87,6% relatam ter presenciado algum episódio violento nos arredores da escola. Dentro da escola e em seus arredores, a forma de violência mais comum foi a agressão verbal (42,9% e 75,1%, respectivamente). A iluminação, a acústica, o mobiliário e a ventilação inadequados demonstraram possuir relação com a violência dentro da escola bem como os problemas circulatórios, digestórios e as alterações vocais. Os resultados obtidos apontam que a elevação dos índices de violência e as precárias condições de trabalho tornam os professores mais vulneráveis a problemas de saúde.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/24328
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Saúde Coletiva

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